Aquecimento a Lenha VS Aquecimento a Gás – Vantagens e Desvantagens

Assim que nos aproximamos das estações mais frias, surge a preocupação em garantir o melhor aquecimento, seja em casas particulares, seja em empreendimentos hoteleiros. Aquecimento a lenha vs aquecimento a gás, descubra as vantagens e desvantagens.

É um facto irrefutável, uma das melhores experiências que podemos viver é relaxar em frente a uma lareira. Podemos fazê-lo na companhia de familiares e amigos, mas também podemos desfrutar de ótimos momentos em frente à lareira na companhia de uma bela taça de Vinho do Porto e um bom Romance, por exemplo.

Os momentos agradáveis em frente a uma lareira podem ser inúmeros, no entanto, há que ponderar bem o tipo de lareira que melhor se adapta às suas necessidades.

Hoje abordaremos as principais vantagens e desvantagens de equipamentos de aquecimento a lenha e a gás. No momento de decidir entre os diversos equipamentos de aquecimento disponíveis, deve ter em conta – para além do design – o custo, a manutenção e, inevitavelmente, a responsabilidade ambiental.

LAREIRAS A LENHA

Lareiras a Lenha
Lareiras a Lenha

As lareiras a lenha são equipamentos fantásticos. Associadas a uma forma incomparável de desfrutar do fogo pelo prazer visual e auditivo do seu crepitar, o cenário criado é acolhedor. Para além disso, as lareiras a lenha costumam ser a peça central de decoração em qualquer espaço. Para os mais entendidos, com os equipamentos necessários, permite até mesmo cozinhar.

É claro que, para quem vive em zonas mais rurais, a obtenção de lenha para aquecimento é muito mais fácil, na medida em que podem ser aproveitados ramos e troncos caídos. Por outro lado, é possível que haja mais espaço para armazenar grandes quantidades de lenha para aprovisionamento. Para moradores citadinos estas opções estão descartadas. Por norma, quem vive na cidade, especialmente em apartamentos, compra lenha em pequenas quantidades.

Ultrapassado o problema da obtenção de combustível, olhemos para uma das condições mais características das lareiras a lenha – a sujidade. A sua limpeza após utilização e arrefecimento é um fator indispensável para o bom funcionamento do equipamento. Para além disso, considere que a chaminé deve ser vista anualmente, no mínimo, por um especialista. Esta medida poderá ser preventiva já que ajuda a evitar a acumulação de resíduos. Os resíduos acumulados nas chaminés são perigosíssimos, uma vez que podem provocar incêndios e impedir a circulação de ar.

O aproveitamento do calor produzido também é uma questão que tem vindo a ser discutida por especialistas. As chaminés são fontes escapatórias para o calor, havendo um menor aproveitamento.

LAREIRAS A GÁS

Lareiras a Gás
Lareiras a Gás

Em alternativa às lareiras a lenha, estes equipamentos baseiam-se em tecnologia desenvolvida com vista ao maior aproveitamento do calor, aumentando assim a sua eficiência.

A questão do armazenamento do combustível é muito mais prático em relação a lenha e os trabalhos de limpeza e manutenção, por sua vez, também são mais reduzidos.

A facilidade de acender uma lareira a gás é enorme, uma vez que é suficiente premir um botão para obter calor. Para além disso, a instalação de um equipamento deste género pode ser feita em qualquer local da casa ou estabelecimento.

As despesas de utilização destes equipamentos são bastante elevadas e deve considerar que, no caso de uma falha no abastecimento de gás, a lareira fica completamente inutilizável.

Para quem procura soluções de aquecimento a lenha, gás ou outro combustível, a solução está na Ambinigma. Visite o nosso site www.ambinigma.pt e decubra as mehlores soluções de  Aquecimento a lenha vs aquecimento a gás. Para mais informações poderá entrar em contato conosco via telefónica +351 253 926 018 ou a partir do formulário de contacto.

Visite as nossas instalações em Vila Verde, Braga – Portugal