TV e Lareira – Saiba como combinar estes dois equipamentos de destaque

Qualquer espaço que contemple uma Lareira e uma TV têm, inevitavelmente, dois pontos de destaque. Porque não combiná-los como duas peças complementares que, para além da sua funcionalidade, possam ter   também um papel decorativo?

Saiba como combinar uma TV e uma Lareira e transforme por completo a beleza de uma dada divisão da sua casa.

Combinar TV e Lareira: Boa ou má opção?

Combinação de TV e Lareira num espaço interior
Combinação de TV e Lareira num espaço interior

Muitos acreditam que o ato de instalar uma lareira (lareira a lenha, a pellets, a gás ou outra opção de aquecimento) numa divisão onde já existe uma televisão (sala, quarto, escritório ou outro local) é uma opção que será sempre polémica porque não há consenso em relação a esta decisão.

Há a versão dos que desaconselham esta prática – e por vários motivos, desde a segurança das instalações ao facto da conjugação destes dois equipamentos cansarem a vista em demasia e de tornarem o espaço bastante pesado – aos que acham uma excelente opção de decoração que valoriza imenso um determinado espaço interior.

Sabe como combinar a TV com a Lareira para obter uma divisão confortável e funcional?

A lareira é considerada como a peça de decoração central de uma casa, ao passo que as tv´s são as suas substitutas modernas. Contudo, ambas podem ser usadas em simultâneo no local onde habitualmente a família se reúne – e sem que o espaço fique sobrecarregado. Saiba como:

A TV em linha com a lareira

Lareira M.Design Luna DIAMOND 1000 H Porta subir
Opção de aquecimento em linha – Lareira M.Design Luna DIAMOND 1000 H Porta subir

A TV pode ser usada em linha com a lareira para que a magia do fogo que emana deste equipamento não perca a sua beleza e charme natural.

Para que esta opção de decoração obtenha os melhores resultados, é necessário que o seu espaço interior (como a sala, quarto, escritório ou outros locais onde esteja interessado em instalar a TV e Lareira) seja amplo o suficiente para que os elementos presentes não fiquem em cima uns dos outros.

Verifique se a respetiva divisão fica com bastante espaço livre para a circulação de pessoas (principalmente no caso de ter crianças), pois só assim é que conseguirá obter um espaço confortável, moderno e requintado.

A TV por cima da Lareira

Lareira M.Design Luna DIAMOND  1150 H Porta de subir
Opção de aquecimento assimétrica – Lareira M.Design Luna DIAMOND | 1150 H Porta de subir

A solução de colocar a sua TV por cima da Lareira parece-lhe arriscada? Saiba que não o é. Contudo, é necessário salvaguardar algumas questões para que os equipamentos funcionem na perfeição sem que, com isso, tirem destaque um ao outro. São elas:

Estimar a temperatura máxima que será atingida na parede

Em primeira instância é imprescindível que analise a temperatura máxima que será atingida na parede onde pretende instalar a TV e a Lareira. O ideal é que estime a temperatura máxima que a parede pode atingir com a lareira em funcionamento.

Caso ainda não tenha um equipamento de aquecimento instalado pode pedir ajuda profissional para obter essa e outras informações necessárias, aproveite e coloque já as suas questões através deste formulário de contacto.

Escolher os isolamentos térmicos a usar

Após conhecer as temperaturas máximas que a parede onde pretende instalar a Lareira com TV poderá atingir, decida quais os isolamentos térmicos a utilizar. Lembre-se que o calor é prejudicial às instalações elétricas e aos seus equipamentos audiovisuais. Por isso, soluções como o uso de painéis de gesso acartonado, isolados a uma determinada distância da parede, servem de proteção e, além disso, permite a instalação de mantas térmicas protetoras.

Mais uma vez, reforçamos a ideia que a ajuda de um profissional é fundamental, caso não tenha alguém próximo com conhecimentos sólidos neste domínio, entre em contacto com a Ambinigma que tem uma equipa especializada para esclarecer as suas questões.

Definir um ângulo de visão confortável

Outra questão de elevada importância é a posição da TV em relação à sua posição quando se encontra sentado. É importante que defina um ângulo de visão que lhe seja confortável e que não prejudique a sua visão.

Em suma as questões que deve considerar ao instalar uma TV por cima da Lareira são as seguintes:

  • Proteger os seus equipamentos audiovisuais do calor excessivo.
  • Salvaguardar o espaço necessário para os fios e instalações elétricas. Não se esqueça das saídas/entradas da sua TV – é importante que fiquem acessíveis para que possa conectar todos os aparelhos com a TV.
  • Defina um ângulo adequado para não prejudicar a sua visão e também para usufruir da Lareira e da TV com o máximo conforto.
Lareira M.Design LUNA GAS DIAMOND 700H
TV por cima da Lareira – Lareira M.Design LUNA GAS DIAMOND 700H

Afinal ter uma sala com Lareira e TV como elementos centrais e interligados é possível. Contacte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo a encontrar a lareira com tv certa para si. Para mais informações, entre em contacto connosco via telefone +351 253 926 018 ou a partir do formulário de contacto.

Visite as nossas instalações em Vila Verde – Braga, Portugal, ou aceda ao nosso website www.ambinigma.pt. Contacte-nos e encontrará, com certeza, uma solução à sua medida.

Este artigo foi originalmente publicado em abril de 2018 e atualizado em maio de 2019.