Dicas para limpar o vidro do seu recuperador de calor

Limpar o vidro do recuperador de calor pode ser uma tarefa extenuante. Por isso, partilhamos algumas dicas que podem facilitar essa árdua tarefa e, quem sabe, melhorar os resultados conseguidos.

A porta de vidro é das peças de maior destaque num recuperador de calor (a pellets ou a lenha) mas também é uma das mais difíceis de limpar. Saiba como o poderá fazer ao conhecer os procedimentos de segurança, truques e dicas seguintes:

Procedimentos de segurança na limpeza dos recuperadores de calor

A limpeza e a manutenção dos recuperadores de calor é essencial para garantir a sua segurança e para aumentar o tempo de vida útil destes equipamentos de aquecimento. No entanto, estes procedimentos de segurança requerem algumas medidas de prevenção para evitar acidentes ou danos no equipamento, como por exemplo:

  • O processo de limpeza deve ser iniciado com o recuperador de calor fora de serviço e completamente frio.
  • Todos os elementos que possam estar em cima ou à volta do recuperador de calor devem ser retirados.
  • Utilize luvas e máscaras respiratórias, principalmente se usar produtos químicos na respetiva limpeza.
Lareira M.Design Luna DIAMOND 800 DC Trifacial Porta subir com porta de vidro de eleição
Lareira M.Design Luna DIAMOND 800 DC Trifacial Porta subir com porta de vidro de eleição

Como limpar o recuperador de calor por dentro?

Depois de garantir que cumpre com todas as condições de segurança pode começar a limpar o recuperador de calor por dentro. Pode fazê-lo de duas formas:

1. Retirar as cinzas do interior do recuperador de calor

O primeiro passo é retirar as cinzas do interior do recuperador de calor com a ajuda de uma pequena vassoura e de uma pá. Recomendamos que utilize sempre a mesma vassoura e pá para limpar os equipamentos de aquecimento lá de casa sejam eles lareiras, recuperadores de calor ou salamandras.

Se sempre teve dúvidas em distinguir um recuperador de calor de uma salamandra, consulte o artigo “Diferenças entre recuperadores de calor e salamandras” e perceba melhor como funcionam estes equipamentos de aquecimento.

2. Limpar o vidro do recuperador de calor

Após remover todas as cinzas (inclusive nos cantos do equipamento) pode começar a limpar o vidro do seu recuperador de calor. Para isso pode recorrer a soluções químicas e/ou caseiras.

Usar produtos químicos na limpeza do vidro do recuperador de calor

Existem no mercado produtos desenvolvidos para este tipo de limpeza e até podem ser bastante eficazes (sprays de espuma ou bisnagas – o Mistolin é bastante recomendado). No entanto, é de salientar que estes tipos de produtos podem ser tóxicos e corrosivos. Use sempre luvas quando os manusear e evite deixá-los a escorrer pelo equipamento de aquecimento

Usar produtos caseiros na limpeza do vidro do recuperador de calor

A cinza é um resíduo que pode ser aproveitado para a limpeza do vidro do recuperador de calor. Aproveite este recurso para o efeito e ficará surpreendido com os resultados.

Como usar cinza para limpar o vidro do recuperador

recuperadores de calor-limpar vidro

Para usar a cinza na limpeza do vidro do seu recuperador de calor basta seguir os passos seguintes:

  1. Pegar numa folha de jornal ou de papel com textura semelhante, amarrotá-la e humedecê-la em água.
  2. Passar a respetiva folha de jornal ou de papel pela cinza e esfregar o vidro do seu recuperador.
  3. Repetir este processo de limpeza as vezes que achar necessário de modo a que sujidade se solte do vidro do recuperador de calor.
  4. Humedecer um pano apenas em água e esfregar vidro para tirar os resíduos de cinza e de alcatrão.

O resultado final é surpreendente e bastante económico, pois o vidro do seu recuperador de calor estará transparente e com um aspeto de novo.

E lá em casa, já conheciam este truque? Partilhe connosco as suas técnicas de limpeza e conte-nos os resultados obtidos. Veja também o artigo “Saiba como proceder à limpeza da sua lareira” para conhecer as nossas dicas para a limpeza de lareiras.

Dicas e conselhos adicionais para limpar corretamente o vidro do seu recuperador de calor

LAREIRA M.DESIGN ARGENTO - 900 H c Porta de Subir
Lareira M.Design Argento 900 H c Porta de Subir – modelo de sucesso da Ambinigma
  • Os métodos de limpeza que lhe apresentamos são eficazes, mas levam algum tempo e esforço para que as manchas presentes no vidro do recuperador de calor sejam completamente removidas.

 

  • Trabalhe por pequenos períodos de tempo e faça pausas sempre que achar necessário. Quanto maior for a frequência de limpeza do vidro do recuperador de calor, mais camadas de manchas serão removidas, mesmo as mais encrustadas – daí a sua necessidade de manutenção e limpeza constante.

 

  • Certifique-se que utiliza um pano de limpeza húmido no processo de limpeza final do vidro do recuperador de calor, uma vez que isso evitará arranhões e danos no respetivo vidro.

 

  • As limpezas regulares ajudarão a evitar a acumulação de manchas pesadas.

 

  • Não use um aspirador doméstico para remover fuligem e cinzas soltas. Essas pequenas partículas serão facilmente levadas de volta para o ar. Os aspiradores de cinza contêm filtros especiais para evitar isso.

 

  • Tenha o cuidado de trabalhar sempre com cinzas frias para não se queimar ou sofrer qualquer tipo de dano.

 

Se procura uma solução de aquecimento, na Ambinigma pode encontrar um conjunto diversificado de equipamentos de aquecimento, como lareiras e recuperadores de calor onde, com certeza, encontrará uma solução à sua medida. Para quem procura uma solução de aquecimento eficiente, requintada e com sentido estético apurado, as soluções Ambinigma são o melhor aliado.

Saiba mais sobre as nossas soluções de aquecimento. Visite o nosso site www.ambinigma.pt. Para mais informações poderá entrar em contacto connosco via telefónica +351 253 926 018, ou a partir do formulário de contacto. Visite as nossas instalações em Vila Verde.