Saiba as diferenças entre um recuperador de calor e uma lareira!

Apesar do aspeto de um recuperador de calor e de uma lareira serem muito similares, existem diferenças que os distinguem. Sabe quais são? 

Um recuperador de calor é um equipamento muito similar às lareiras. Contudo, o calor que produz é reaproveitado e distribuído pelos espaços da casa, contribuindo assim para um maior rendimento e poupança energética.  

Uma lareira é um equipamento utilizado para aquecimento do espaço que está localizada. Por norma, tem um revestimento constituído por matérias não inflamáveis e por uma chaminé, por onde saem os fumos e as demais partícula.

Características da lareira


As lareiras tradicionais fazem parte de uma faceta mais nostálgica da história dos nossos antepassados. Antigamente, eram utilizados frequentemente para cozinhar. Porém, atualmente, a sua maioria tem um  papel decorativo e de aquecimento das divisões.

As lareiras, para além da sua utilidade, também são peças que acrescentam valor aos espaços onde são inseridas, sendo muito valorizadas no ramo da hotelaria e restauração.

As lareiras são muito valorizadas no ramo da hotelaria e restauração.

Se quer saber mais sobre as vantagens que as lareiras oferecem ao seu negócio, leia o artigo: Saiba como as lareiras podem valorizar o seu empreendimento turístico. 

Hoje em dia, já existem outras opções de lareiras que se afastam  do conceito das lareiras tradicionais. As lareiras modernas podem utilizar outros combustíveis, como o gás ou o bioetanol, permitindo uma utilização mais prática, já que não produzem fumos nem libertam  partículas quentes.

Diferenças entre um recuperador de calor e uma lareira!
Lareira a Bioetanol

Embora a estética e a funcionalidade tenham vindo a alterar-se, o objetivo principal das lareira tem-se mantido intacto – o aquecimento do espaço.

O calor das lareiras é reconfortante e aconchegante. Há melhor sensação do que estar em frente ao fogo de uma lareira nos dias frios de inverno?

lareira a lenha
Lareira a Lenha

Características  dos recuperador de calor

Se procura um equipamento que aqueça de toda a sua casa, considere um recuperador de calor.

Apesar deste equipamento ser muito semelhante às lareiras, no aspeto estético e nos combustíveis que utiliza, o recuperador de calor apresenta rendimentos superiores, uma vez que a combustão dos materiais é utilizada para conceber calor que será depois reutilizado em todas as divisões.

Este equipamento é construído com chapa de aço ou ferro fundido e uma porta de vidro vitrocerâmico, permitindo a libertação de calor. Esta característica permite que os recuperadores sejam mais seguros quando comparados com as lareiras, visto que funcionam num sistema fechado e, por isso, mais fácil de controlar.

O sistema fechado de um recuperador de calor permite controlar a chama, tornando-o um equipamento altamente seguro.

Além disso, o recuperador de calor não necessita de instalação de chaminé, pelo que pode ser instalado em qualquer local do seu lar. A única coisa que vai precisar é de um orifício para o exterior.

Se já tiver as instalações de uma lareira tradicional e quiser substituir por um recuperador é perfeitamente possível. Saiba como com o nosso Guia Prático para Renovar Lareira.

Mas há mais. Os recuperadores de calor também podem utilizar diferentes combustíveis, entre os quais lenha e pellets. Conheça as Diferenças entre um Recuperadores de Calor a Pellets e um a Lenha.

Antes de investir num equipamento de aquecimento aconselhe-se com profissionais. Ajuste a sua necessidade à melhor solução!

Na Ambinigma, pode encontrar um conjunto diversificado de recuperadores de calor a lenha e recuperadores de calor a pellets.  Para quem procura uma solução de aquecimento eficiente, requintada e com grande sentido estético, as soluções Ambinigma são o melhor aliado!

Saiba mais sobre as nossas soluções de aquecimento. Visite o nosso site ou peça mais informações através do  formulário de contacto.

Atualizado a 10 de março de 2021.