Guia prático para renovar uma lareira antiga

A sua lareira está parada e a estorvar? Chegou então a hora de renovar a sua lareira antiga e dar-lhe uma nova vida. As opções são variadas. Tanto pode transformar a sua lareira antiga em moderna, como fazer uma ligeira renovação na lareira, ou renovar toda a divisão onda ela se encontra. 

Neste sentido a Ambinigma preparou um guia prático para o/a ajudar na sua tarefa e conseguir tirar o melhor partido do seu fiel companheiro nos dias e nas noites de inverno. 

Instalar um recuperador de calor

Recuperadores de Calor - Lareira M.Design LUNA GAS DIAMOND 1150 V

Uma forma fácil (e rápida) de dar novo uso à sua lareira antiga passa por integrar um recuperador de calor no espaço disponível. Um recuperador de calor permite aliar ao conforto visual de uma fogueira, um design moderno, ao protegê-la com um vidro. E ainda distribuir um calor único pela divisão. 

Existem diversos tipos de recuperadores de calor que pode utilizar na hora de reformar a sua lareira. Na Ambinigma somos especialistas na instalação de recuperadores de calores.

Instalar uma lareira elétrica

A nível de soluções práticas para renovar uma lareira, a instalação de uma lareira elétrica é uma boa aposta. As lareiras elétricas são muito simples de instalar e de utilizar. Este tipo de lareira é montada em loja, bastando descarregar e montar no seu devido sítio, e ligar por fim a ficha à tomada. 

Assim consegue rapidamente transformar uma lareira antiga em moderna. O melhor de tudo? Nunca mais terá de se preocupar com a saída de fumos pelo lar e de ter o trabalho de realizar o transporte de lenha e a limpeza da lareira e da chaminé.

Confira as soluções de lareiras elétricas da Ambinigma.

Revestir a parede

Se deseja manter a sua lareira antiga operacional pode optar por revesti-la, dando-lhe um sopro novo de vida. Pode usar pedras como mármore e granito ou mesmo azulejos, cerâmica, aço inoxidável ou metal. 

Mas a reforma da lareira pode ir para além deste suporte. Também pode reformular a divisão em que a lareira se encontra. Tem uma lareira em pedra? Então pode, por exemplo, revestir toda a parede da lareira com pedra, ou com um papel de parede com desenho de pedra. A lareira e toda a divisão onde esta se encontra vão ganhar um novo ar.

Decorar em redor

Como vê, uma solução para reformar a sua lareira passa por trabalhar ao seu redor, para integrá-la num novo ambiente. Pode colocar à volta prateleiras para livros ou colecionáveis, como pratos antigos. Também pode utilizar espelhos grandes para dar outra imponência à sala. A opção é sua. O essencial é manter um tom decorativo para toda a divisão.

Personalizar a lareira

E que tal personalizar o espaço total da sua lareira e não apenas a parede? Existe uma panóplia de possibilidades para personalizar lareiras. Terá de escolher aquela que mais se adequa ao seu estilo e gosto pessoal. Não se acanhe na hora de transformar a sua casa. 

Lareira personalizada central
Lareira personalizada central

A Ambinigma consegue construir todo o tipo de lareiras personalizadas. Fazemos lareiras a pedido, dando vida a múltiplos projetos de lareiras a lenha/etanol ou gás. 

Reformar uma lareira aparenta à partida ser uma tarefa complicada, mas não desista do seu desejo. Estamos cá para o ajudar.

Com a Ambinigma conseguirá ter uma lareira exclusiva e digna de admiração por parte de todas as suas visitas.