Guia prático para renovar uma lareira antiga

Está a pensar em renovar a sua lareira antiga? Saiba que existem várias opções, desde instalar um recuperador de calor, uma lareira elétrica, decorar em redor, entre outras. Tanto pode transformar a sua lareira antiga em moderna, como fazer uma ligeira renovação ou renovar toda a   divisão. 

Preparamos um guia prático que vão ajudar a renovar a sua lareira antiga e a tira ainda mais proveio do seu fiel companheiros nas noites frias de inverno.

Instalar um recuperador de calor no lugar da lareira

Recuperadores de Calor - Lareira M.Design LUNA GAS DIAMOND 1150 V

Uma das formas de renovar a sua lareira antiga é através da instalação de um recuperador de calor. Um recuperador de calor a lenha permite aliar o conforto visual de uma fogueira a um design moderno, sempre com a máxima segurança graças à proteção de vidro. Além destas vantagens, junte eficiência e poder calorífico e  tenha um equipamento capaz de aquecer todas as divisões da casa. 

Dentro do mundo dos recuperadores de calor, existem várias alternativas para renovar a sua lareira antiga: recuperador de calor a lenha ou pellets, com dupla ou tripla face, com abertura para cima ou lateral, etc, etc.  Não sabe qual escolher? Somos especialistas na instalação de equipamentos de aquecimento. Consulte no nosso site algumas das alternativas que temos disponíveis.

Instalar uma lareira elétrica

Uma outra alternativa é a instalação de uma lareira elétrica, uma boa opção para quem procura um equipamento de aquecimento simples, prático e fácil de utilizar.  As lareiras elétricas não exigem uma instalação complexa com obras: basta descarregar, montar no seu devido sítio, ligar à tomada e usufruir! Veja as vantagens e desvantagens das lareiras a bioetanol, outro nome dado às lareiras elétricas. 

É também uma excelente opção para quem não se quer preocupar com o fumo, com a limpeza de uma lareira ou chaminé nem ter o trabalho de armazenamento e transporte de lenha. 

Confira as soluções de lareiras elétricas da Ambinigma! 

Lareira a Bioetanol Spartherm Oxford
Lareira a Bioetanol Spartherm Oxford

Revestir a parede

Revestir a parede é uma boa opção para quem deseja manter a sua lareira antiga operacional. Esta opção consiste em revesti-la, dando-lhe uma nova estética. O revestimento pode ser feito através de pedras como mármore, granito, azulejos, cerâmica, aço inoxidável ou metal, consoante o gosto do cliente.

Com esta opção pode ir ainda mais longe e não só revestir a sua lareira antiga, mas toda a divisão. Tem uma lareira em pedra? Pode, por exemplo, revestir toda a parede da lareira com pedra ou com material semelhante. 

Decorar em redor

Decorar a divisão onde a lareira se encontra é a solução que não se restringe apenas à lareira em si, mas também em todo o ambiente em redor.  Pode fazê-lo, por exemplo, através da colocação de prateleiras para livros ou para outros elementos ou então da colocação de espelhos grandes para dar grande imponência e dar dimensão à divisão. 

Personalizar a lareira

Por fim, a última opção é a personalização. Esta consiste em personalizar totalmente o espaço da sua lareira e não apenas uma parede. Curioso? Existe uma panóplia de possibilidades para personalizar lareiras! Terá apenas de escolher aquela que mais se adequa ao seu estilo e gosto pessoal. 

Lareira personalizada central
Lareira personalizada central

Permita-se sonhar na hora de renovar a sua lareira antiga! 

O melhor de tudo é que na Ambinigma tem a possibilidade de construir todo o tipo de lareiras de forma personalizada. Fazemos lareiras a pedido, dando vida a múltiplos projetos de lareiras a lenha, pellets, gás ou bioetanol. 

Esqueça essa ideia de que renovar uma lareira antiga é uma tarefa complicada. Se assim o desejar, estamos cá para o ajudar! Com a Ambinigma, conseguirá ter uma lareira exclusiva e digna de admiração por parte das suas visitas. Contacte-nos!

Atualizado a 28 de fevereiro de 2021.