Lareira a bioetanol: vantagens e desvantagens

Existem soluções de aquecimento para todos os gostos e orçamentos e as lareiras bioetanol são apenas um exemplo. Há quem lhe chame a “lareira do futuro” e, para além de ter um design elegante, sofisticado e vanguardista, a lareira a bioetanol tem outras características que lhe vamos dar a conhecer.

Escolher o equipamento de aquecimento deve ser uma decisão informada e ponderada, pesando prós e contras e tendo em conta as características do seu espaço, aquilo que espera do equipamento, o seu orçamento, etc. Hoje, vamos mostrar-lhe as vantagens e desvantagens das lareiras bioetanol.

Lareira Bioetanol Eletrónica em sala de estar
Queimador Bioetanol Eletrónico, Spartherm EBIOS

Vantagens da lareira bioetanol

Decoração distinta e sofisticada
Se está a pensar em ter um espaço elegante e requintado, uma lareira ou salamandra bioetanol pode ser uma solução a manter debaixo de olho. A pequena chama dá ao espaço um ar requintado, sem nunca abrir mão do conforto de um espaço quente.

Não necessita de chaminé
Uma lareira a bioetanol não necessita de chaminé e não perde calor, o que significa que pode ser instalada em qualquer espaço da casa: sala, cozinha, quarto e até mesmo no exterior.

Instalação fácil
Por não precisar de chaminé, uma lareira a bioetanol é fácil de instalar, não sendo necessário qualquer tipo de tubagens e cablagens.

Rentabilidade
1 litro de bioetanol alimenta uma lareira ou salamandra durante duas a quatro horas, dependendo do equipamento e do tamanho da chama. Uma outra vantagem, é que o bioetanol pode ser encontrado com facilidade, em grandes superfícies, drogarias e lojas de produtos de limpeza.

Limpeza simples
Limpar uma lareira a bioetanol é simples e fácil. Mas acima de tudo, é um processo seguro, desde que respeite as recomendações de segurança do fabricante.

Ecológicas e sustentáveis
O bioetanol é um combustível biodegradável produzido através de produtos vegetais A quantidade de CO2 produzido por uma lareira a bioetanol equivale ao de duas velas, o que torna estes equipamentos bastante ecológicos.

Não liberta cheiro
Quem tem uma lareira reconhece que o cheiro a fumo pode ser um problema, principalmente no momento de a acender. Uma lareira a bioetanol não produz cheiro, exceto quando se apaga o fogo.

Lareira a bioetanol de encastar
Lareira a Bioetanol de encastar. MOD: The City Spartherm

Desvantagens da lareira a bioetanol

Renovação constante do oxigénio
As lareiras a bioetanol exigem uma renovação constante do oxigénio e, por isso, implicam que tenha o espaço constantemente arejado ou com ventilação. É importante que não feche completamente os espaços com a lareira.

O bioetanol exige algum cuidado
O bioetanol é um produto inflamável e, como tal, exige cuidados e precauções extra. É recomendado que não deixe objetos que possam criar chama perto da lareira e deve ter especial cuidado com crianças e animais.

Baixo poder calorífico
Nem sempre foi assim, mas hoje em dias as lareiras a bioetanol têm um poder calorífico significativo. Porém, não são o equipamento mais indicado para aquecer com potência um espaço amplo ou toda a casa, como é possível, por exemplo, com um recuperador de calor.

Se tem alguma dúvida sobre as lareiras bioetanol ou sobre outros equipamentos de aquecimento, entre em contato connosco. Podemos ajudá-lo a escolher o melhor para si!