Lareira a bioetanol: vantagens e desvantagens

As lareiras a bioetanol são também conhecidas como as “lareiras do futuro”, por variadíssimas razões. Esteticamente são elegantes, sofisticadas, modernas e adequam-se facilmente a qualquer ambiente. Ao nível do desempenho destacam-se pela sua eficiência, uma vez que, as perdas de calor são reduzidas. 

São equipamentos ideais, tanto para o interior como exterior de sua casa. Conheça as nossas lareiras a bioetanol para exterior

Escolher o equipamento de aquecimento deve ser uma decisão informada e ponderada, tendo em conta as características de cada solução de aquecimento. Hoje, vamos mostrar-lhe as vantagens e desvantagens das lareiras bioetanol.

Não necessitam de lenha, não têm fumo e são amigas do meio ambiente. 

Salamandra Etanol Cocoon Fires - Aeris Inox
Salamandra Etanol Cocoon Fires – Aeris Inox

Vantagens da lareira bioetanol

Decoração distinta e sofisticada

Se quer tornar a sua sala num espaço elegante e requintado, uma lareira ou salamandra bioetanol pode ser uma solução a ter em consideração. A pequena chama dá ao espaço um ar requintado e ao mesmo tempo, o conforto de um espaço quente.

Não necessita de chaminé

Uma lareira a bioetanol não necessita de chaminé e não perde calor, o que significa que pode ser instalada em qualquer espaço da casa: sala, cozinha, quarto e até mesmo no exterior. Conheça as nossas soluções para exterior

Instalação fácil

Por não precisar de chaminé, uma lareira a bioetanol é fácil de instalar, não sendo necessário qualquer tipo de tubagens e cablagens.

Funcionamento simples

São a bioetanol e para produzirem calor com eficiência necessitam apenas de combustível e de uma ligação elétrica. 

Rentabilidade

1 litro de bioetanol alimenta uma lareira ou salamandra durante duas a quatro horas, dependendo do equipamento e do tamanho da chama. Uma outra vantagem, é que o bioetanol pode ser encontrado com facilidade, em grandes superfícies, drogarias e lojas de produtos de limpeza.

Limpeza simples

Limpar uma lareira a bioetanol é simples e fácil. Mas acima de tudo, é um processo seguro, desde que respeite as recomendações de segurança do fabricante.

Ecológicas e sustentáveis

O bioetanol é um combustível biodegradável produzido através de produtos vegetais. A quantidade de CO2 produzido por uma lareira a bioetanol equivale ao de duas velas, o que torna estes equipamentos bastante ecológicos.

Não liberta cheiro

Quem tem uma lareira reconhece que o cheiro a fumo pode ser um problema, principalmente no momento de a acender. Uma lareira a bioetanol não produz cheiro, exceto quando se apaga o fogo.

Salamandra Etanol Cocoon Fires - Terra Black
Salamandra Etanol Cocoon Fires – Terra Black

Desvantagens da lareira a bioetanol

Renovação constante do oxigénio

As lareiras a bioetanol exigem uma renovação constante do oxigénio e, por isso, implicam que tenha o espaço constantemente arejado ou com ventilação. É importante que não feche completamente os espaços quando a lareira estiver ligada.

O bioetanol exige algum cuidado

O bioetanol é um produto inflamável e, como tal, exige alguns cuidados. É recomendado que não deixe objetos que possam criar chama perto da lareira e deve ter especial cuidado com crianças e animais.

Baixo poder calorífico

Nem sempre foi assim, mas hoje em dias as lareiras a bioetanol têm um poder calorífico significativo. Porém, não são o equipamento mais indicado para aquecer com potência um espaço amplo ou toda a casa, como é possível, por exemplo, com um recuperador de calor a lenha ou pellets.

Queimadores a bioetanol várias dimensões, manuais ou eletrónicos

Se tem alguma dúvida sobre as lareiras bioetanol ou sobre outros dos nossos equipamentos de aquecimento, entre em contacto connosco através do número +351 253 926 018 ou enviando o seu pedido através do formulário de contacto.

Se preferir, poderá visitar o nosso showroom – Rua Nova de Larim – Pavilhão 2, Centro Empresarial de Soutelo em Vila Verde (apenas por marcação). Vamos ajudá-lo a escolher o equipamento ideal para si!

Melhoria de artigo a 13 de julho 2022