Lareira Elétrica: 5 vantagens em ter uma em sua casa

Com uma lareira elétrica, esqueça a aborrecida e dispendiosa tarefa de comprar, armazenar e transportar lenha. Saiba porque deve ter em conta esta solução de aquecimento.  

Transportar lenha da garagem para dentro de casa, limpar folhas e sujidade e limpar a lareira antes da sua utilização são apenas algumas das  tarefas chatas e cansativas associadas às lareiras tradicionais, que fazem pensar duas vezes antes de as acender.

Hoje em dia, já não precisa de ser assim!  Há outras opções de aquecimento no mercado que lhe facilitam a vida, como as lareiras elétricas  – só tem de carregar num botão para obter uma ótima fonte de aquecimento. Conheça as 5 principais vantagens em ter uma lareira elétrica em casa e tenha uma solução de aquecimento extraordinária e amiga do ambiente.

1. A lareira elétrica não utiliza lenha

lareira elétrica - lenha

Ao contrário das lareiras tradicionais, salamandras e/ou recuperadores de calor a lenha, as lareiras elétricas não utilizam lenha, carvão, pellets ou outras matéria-primas para combustão e aquecimento de um espaço.

Esta característica tão singular significa que, por um lado, não precisa de ter um espaço dedicado ao armazenamento de lenha ou outras matérias-primas e, por outro, não tem de recolher cinzas do chão.

Estas lareiras modernas dispensam até o uso de chaminés, uma enorme vantagem para quem não quer fazer obras extra em casa ou alterar a arquitetura do seu espaço.

2. É fácil de instalar

As lareiras elétricas são uma opção de aquecimento muito simples de usar (basta ligar a ficha à tomada) e de instalar (ficam a funcionar no próprio dia). A instalação deste equipamento de aquecimento é muito rápida, uma vez que a lareira artificial já está montada em loja e basta ser descarregada no local de destino.

Ainda sobre a instalação, as lareiras elétricas são portáteis e fáceis de transportar, por isso dispensam a presença de um técnico especializado.

3. As lareiras elétricas podem ser instaladas em qualquer lugar

lareira elétrica - sala de estar

Uma vez que não é necessária uma chaminé para eliminar os fumos produzidos, é possível instalar uma lareira elétrica em praticamente qualquer sítio (sala de jantar como na foto, cozinha, quarto ou outro espaço interior de destaque).

A instalação deste tipo de equipamento oferece-lhe a hipótese de mudar de local sempre que achar necessário (por questões estéticas ou até mesmo em casos de remodelação de um determinado espaço da sua casa). Além disso, permite-lhe controlar a intensidade do calor produzido, o que revela que são opções de aquecimento bastante seguras e modernas.

Outra das grandes vantagens em optar pela aquisição de uma lareira elétrica prende-se com a sua facilidade de acesso a uma fonte de alimentação. Através de uma qualquer tomada elétrica, pode acionar o aquecimento deste tipo de equipamento de aquecimento e com isso beneficiar de momentos bem passados junto à lareira.

4. É uma opção de aquecimento limpa e ecológica

As lareiras elétricas, também conhecidas como lareiras ecológicas, permitem beneficiar de uma opção de aquecimento muito semelhante às lareiras tradicionais, mas sem os inconvenientes de ter de comprar, armazenar e transportar quilos de lenha para o interior de sua casa.

Além disso, não exigem uma manutenção e limpeza assídua sempre que as utilizam, tornando-se uma opção de aquecimento limpa e amiga do ambiente.

As lareiras elétricas têm ainda um (grande) extra: convertem 100% da sua energia em luz e calor.

5. Uma lareira elétrica é uma opção de aquecimento realista e elegante

lareira elétrica Ambinigma
Soluções de Aquecimento Ambinigma – Lareira Elétrica com Vapor De Água / Kit Decorativo

As lareiras elétricas são um elemento cada vez mais considerado na composição e decoração de uma casa, uma vez que permitem estar recostado no sofá em momentos de relax e descontração.

São opções de aquecimento belas e modernas que, em termos visuais, podem reproduzir imagens realistas de troncos a serem queimados ou até mesmo os sons inconfundíveis da lenha a crepitar. Hoje em dia, utilizam-se chamas virtuais 3D, emissores de Luzes LED, pinturas à mão, entre outros.

Consulte o artigo do nosso blog “Soluções realistas de Lareiras Elétricas” e fique a saber como funcionam as lareiras elétricas realistas que temos na Ambinigma.

Agora que já conhece as principais vantagens deste tipo de aquecimento, do que está à espera para investir numa lareira elétrica? Entre em contacto a partir do formulário de contacto para encontrar uma lareira moderna à medida das suas ambições.

Atualizado a 23 de agosto de 2021.