Lareiras Elétricas: 5 vantagens a ter em conta

Com uma lareira elétrica, não precisa de se preocupar em armazenar ou transportar lenha. Mas não ficamos por aqui, conheça as 5 principais vantagens de ter uma lareira elétrica em casa – uma solução de aquecimento extraordinária e amiga do ambiente.

O que são lareiras elétricas?

Na prática, as lareiras elétricas são aquecedores elétricos e que, graças às suas linhas estéticas, formas e design parecidos a uma lareira ficaram conhecidas por – lareiras elétricas. 

São sinónimo de grande utilidade, versatilidade e praticidade funcionando também muitas vezes como um elemento decorativo.

Há inclusive modelos com imagens tridimensionais da chama e dos troncos de madeira em combustão. 

As 5 vantagens de uma lareira elétrica:

1. A lareira elétrica não utiliza lenha

Ao contrário das lareiras tradicionais, salamandras e/ou recuperadores de calor a lenha, as lareiras elétricas não utilizam lenha, carvão, pellets ou outras matéria-primas para combustão e aquecimento de um espaço.

Esta característica tão singular significa que, por um lado, não precisa de ter um espaço dedicado ao armazenamento de lenha ou outras matérias-primas e, por outro, não tem de recolher cinzas do chão.

Estas lareiras modernas dispensam até o uso de chaminés, uma enorme vantagem para quem não quer fazer obras extra em casa ou alterar a arquitetura do seu espaço.

2. É fácil de instalar

As lareiras elétricas são uma opção de aquecimento muito simples de usar (basta ligar a ficha à tomada) e de instalar (ficam a funcionar no próprio dia). A instalação deste equipamento de aquecimento é muito rápida, uma vez que a lareira artificial já está montada em loja e basta ser descarregada no local de destino.

Ainda sobre a instalação, as lareiras elétricas são portáteis e fáceis de transportar, por isso dispensam a presença de um técnico especializado.

3. As lareiras elétricas podem ser instaladas em qualquer lugar

Uma vez que não é necessária uma chaminé para eliminar os fumos produzidos, é possível instalar uma lareira elétrica em praticamente qualquer sítio (sala de jantar como na foto, cozinha, quarto ou outro espaço interior de destaque).

A instalação deste tipo de equipamento oferece-lhe a hipótese de mudar de local sempre que achar necessário (por questões estéticas ou até mesmo em casos de remodelação de um determinado espaço da sua casa). Além disso, permite-lhe controlar a intensidade do calor produzido, o que revela que são opções de aquecimento bastante seguras e modernas.

Outra das grandes vantagens em optar pela aquisição de uma lareira elétrica prende-se com a sua facilidade de acesso a uma fonte de alimentação. Através de uma qualquer tomada elétrica, pode acionar o aquecimento deste tipo de equipamento de aquecimento e com isso beneficiar de momentos bem passados junto à lareira.

4. É uma opção de aquecimento limpa e ecológica

As lareiras elétricas, também conhecidas como lareiras ecológicas, permitem beneficiar de uma opção de aquecimento muito semelhante às lareiras tradicionais, mas sem os inconvenientes de ter de comprar, armazenar e transportar quilos de lenha para o interior de sua casa.

Além disso, não exigem uma manutenção e limpeza assídua sempre que as utilizam, tornando-se uma opção de aquecimento limpa e amiga do ambiente.

As lareiras elétricas têm ainda um (grande) extra: convertem 100% da sua energia em luz e calor.

5. Uma lareira elétrica é uma opção de aquecimento realista e elegante

As lareiras elétricas são um elemento cada vez mais considerado na composição e decoração de uma casa, uma vez que permitem estar recostado no sofá em momentos de relax e descontração.

São opções de aquecimento belas e modernas que, em termos visuais, podem reproduzir imagens realistas de troncos a serem queimados ou até mesmo os sons inconfundíveis da lenha a crepitar. Hoje em dia, utilizam-se chamas virtuais 3D, emissores de Luzes LED, pinturas à mão, entre outros.

Consulte o artigo do nosso blog “Soluções realistas de Lareiras Elétricas” e fique a saber como funcionam as lareiras elétricas realistas que temos na Ambinigma.

Conheça algumas das nossas opções:

LAREIRA ELÉTRICA British Fires – New Forest 1200 Visão Lateral 2 vidros
LAREIRA ELÉTRICA British Fires – New Forest 1600 3- vidros trifacial
LAREIRA ELÉTRICA Dimplex Opti-myst vapor de água OMC 500 ou OMC 1000
LAREIRA ELÉTRICA Dimplex Optiflame Prisma Geo 50

Estes são apenas alguns dos modelos de lareiras elétricas que temos disponíveis para si.

Visite o nosso site e conheça a nossa grande variedade de lareiras elétricas. Para mais informações contacte-nos através do nosso formulário de contacto. 

Atualizado a 31 de março de 2022.