Lareiras no inverno: principais dicas

 

lareiras no inverno

Lareiras no inverno. Alguém consegue resistir? Quando pensamos no inverno pensamos automaticamente em lareiras e no calor que estas emanam. Inverno é sinónimo de frio e de chuva, e deste mau tempo nasce rapidamente a imagem mental das lareiras. Sejam elas tradicionais, ou lareiras modernas, as lareiras são um elemento indispensável no lar no inverno.

Para juntar o útil ao agradável – o prático ao belo – preparamos um artigo sobre como maximizar a sua lareira neste inverno, consoante o tipo de lareira no seu lar. Em todo o caso pode consultar as nossas dicas gerais para preparar as lareiras para o inverno.

Lareira a lenha

lareiras no inverno

As lareiras a lenha, a reunir toda uma família e os seus animais domésticos, são uma das grandes tradições de Natal. Sejam feitas de cimento, alvenaria, ou metal, as lareiras a lenha são um elemento central, permitindo a partilha de histórias e a criação de novas memórias, pelos bons tempos ali passados. 

Junto à lareira costuma existir um espaço para guardar a lenha. Deve ter o cuidado de manter esse canto sempre limpo para evitar o surgimento de insectos. Verifique o depósito de resíduos e realize a sua manutenção.

Lareira em pedra

lareira em pedra

Para garantir um bom ambiente de convívio deve verificar com antecedência se a lareira e a chaminé estão limpas e desimpedidas. Deve retirar todos os objetos nas proximidades que se possam incendiar, tanto em lareiras modernas em pedra ou nas mais tradicionais. 

Veja também se existem ranhuras na pedra que condicionem a dispersão do calor e do fumo. A pedra é conhecida por resistir a altas temperaturas, mas uma utilização intensa da lareira pode resultar em falhas na sua estrutura.  

Lareiras a gás

lareira de gas

No capítulo das lareiras modernas, as lareiras a gás são uma escolha popular. O essencial neste tipo de lareiras é verificar se os recuperadores de calor a gás não têm fugas.

Ao ter este cuidado está a garantir que toda a sua família pode desfrutar do inverno no conforto do lar com o máximo de segurança.

Lareiras a pellets

lareira a gas

As lareiras a pellets são bastante económicas. Neste tipo de lareiras é possível optar pelo controle de temperatura regulável, consoante as necessidades de aquecimento da divisão. Assim consegue diminuir os gastos de pellets.

Lareiras bioetanol

lareira a bioetanol

No caso das lareiras a bioetanol não existem grandes cuidados a ter. A “biolareira”, como é conhecido este tipo de lareira, requer apenas que cumpra algumas regras básicas de manuseamento e de funcionamento.

Pode limpar a sua lareira a bioetanol com um simples pano, sem necessitar sequer de um aspirador de cinzas.

Lareiras de canto

lareira de canto 2

A lareira de canto é uma boa opção para quem deseja modernizar o seu lar. Sejam lareiras de canto mais modernas, com recuperador de calor ou em pladur, sejam lareiras de canto mais rústicas, em granito, por exemplo, esta lareira torna qualquer ambiente mais acolhedor, sobretudo no inverno. 

A dica que lhe deixamos neste tipo de lareira é que garanta um espaço de circulação entre os móveis. Também pode elevar a lareira para conseguir mais espaço no lar. Obrigatório é escolher os tipos de dutos mais adequados e colocar a lareira numa divisão com boa circulação de ar.   

A Ambinigma pode ajudar nestas tarefas e em todas as questões técnicas relacionadas com a instalação e manutenção de lareiras de inverno. Contacte-nos para mais informações.  

É importante que não deixe cair a sua lareira em esquecimento uma vez passado o inverno. Anote também as dicas de como usar a sua lareira após o inverno.

 

Formulário de Contacto