Como limpar o vidro da salamandra?

Com a chegada do inverno e dos dias mais frios, a frequência com que se usam equipamentos de aquecimento aumenta. Consequentemente, passa a haver uma maior necessidade de limpeza do mesmo.

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer tudo o que precisa de saber para fazer uma limpeza eficaz, rápida e segura da sua salamandra.

 

Porque é importante limpar a salamandra?

A manutenção e limpeza do seu equipamento de aquecimento é extremamente importante. Primeiramente, porque é essencial para garantir o seu normal funcionamento e estado de segurança. E depois, porque ter o hábito de limpar regularmente o seu equipamento, aumenta o seu tempo de vida útil.

Como limpar a salamandra: Dois passos importantes

Antes de começar a limpeza da sua salamandra, deve assegurar que esta está desligada e completamente fria. Evitando assim, acidentes e queimaduras indesejadas.

  • Comece por retirar todos os resíduos com a ajuda de um aspirador próprio ou de uma vassoura/pá. Certifique-se que remove todos os resíduos e que não fica sujidade nenhuma no seu interior. 
  • De seguida, passe à limpeza do vidro da salamandra. A limpeza do vidro deve ser o último passo do processo de limpeza, e só realizado quando o seu interior estiver totalmente limpo. 

O fumo da queima de matérias, tanto na salamandra a lenha como na salamandra a pellets irá sujar o vidro durante o uso. Apesar de, não prejudicar diretamente o funcionamento da mesma, se não limpar o vidro, não só fica menos estético e com ar de desleixo, como o impede de apreciar a beleza de ver o fogo a arder.

Como limpar corretamente o vidro da salamandra?

Existem dois métodos que pode usar para limpar o vidro da sua salamandra a pellets ou a lenha:

  • O primeiro é utilizar produtos próprios e específicos para a limpeza do vidro da salamandra. A desvantagem deste processo de limpeza é que os produtos são caros e, normalmente, demoram a atuar. Tem ainda de ter cuidado para que o líquido não escorra e danifique as partes metálicas do equipamento.
  • O segundo é mais económico, rápido e ecológico. Este consiste em esfregar o vidro com os resíduos da salamandra. Comece por amarrotar uma folha (exemplo: jornal velho), molhe-a em água e nos resíduos, de seguida esfregue-a no vidro. Repita o processo, se achar necessário. Por último, esfregue novamente o vidro, mas desta vez só com a folha molhada em água, sem os resíduos.

O processo de limpeza da sua salamandra, deve ser assegurado, uma vez por semana ou assim que achar necessário.

Se está a pensar colocar uma solução de aquecimento em sua casa, saiba que na Ambinigma, encontra uma variadíssima seleção de equipamentos de aquecimento, como lareiras, recuperadores de calor e salamandras.

Visite o nosso site www.ambinigma.pt e encontrará uma solução à sua medida. Para mais informações também poderá entrar em contacto connosco via telefónica + 351 253 926 01 ou a partir do formulário de contacto.

 

Separator image Posted in Lenha.