Manutenção de recuperador de calor: sabe fazê-la corretamente?

Os recuperadores de calor são equipamentos de altíssima qualidade e recomendados para quem quer uma solução de aquecimento confortável, económica e sustentável. Apesar do investimento inicial relativamente alto, este acaba por se diluir ao longo do tempo e, passados uns meses, já poderá sentir diferenças nas despesas com aquecimento.

Além disto, os recuperadores de calor têm designs cada vez mais apelativos, mais um argumento para serem a escolha de aquecimento para a sua casa ou espaço. Conheça outras vantagens dos recuperadores de calor a lenha.

Para tirar o máximo partido das qualidades do recuperador de calor, convém que este esteja nas melhores condições, o que implica uma limpeza e manutenção regular e adequada. No artigo de hoje, vamos explicar-lhe como fazê-lo corretamente.

Limpeza e manutenção de recuperador de calor – dicas práticas

É recomendado que todos os equipamentos de aquecimento, sejam eles recuperadores de calor a lenha ou a pellets , sofram uma limpeza profunda pelo menos uma vez por ano. O melhor momento para o fazer é quando souber que não vai ligar o seu recuperador de calor durante um longo período de tempo, por exemplo, no fim do inverno/início da primavera.

Recuperador de calor trifacial
Lareira M.Design LUNA DIAMOND 1000 RD Trifacial

Para começar, a manutenção e limpeza do recuperador de calor devem ser feitas com o equipamento desligado e já completamente frio. Se tiver elementos de decoração, por exemplo, em cima ou perto do recuperador de calor, recomendamos que os mova temporariamente.

Se pretender usar produtos químicos no decorrer da limpeza, é aconselhável que utilize luvas e máscara respiratória de modo a proteger a sua saúde, principalmente respiratória.

  • Limpe todas as cinzas e de outros restos resultantes da combustão, varrendo ou aspirando com um aspirador de cinzas. Ou então tenha uma vassoura e pá dedicada apenas a esta tarefa;
  • Mantenha a lenha pequena, com um tamanho adequado ao seu equipamento e de fácil combustão (é aconselhável que escolha lenha seca);
  • Se tiver um recuperador de calor ventilado, é aconselhado que mantenha as turbinas ligadas à corrente;
  • O vidro do recuperador de calor é um dos seus principais elementos e requerem especial atenção. Veja o nosso artigo onde damos dicas para limpar o vidro do seu recuperador de calor.

No que à limpeza do vidro diz respeito, pode optar por usar uma solução química ou produtos caseiros. No primeiro caso, existem produtos no mercado muito eficientes, como o Mistolin. Contudo, é importante salientar que alguns destes produtos podem ser bastante tóxicos e corrosivos, pelo que deve ter atenção extra se manusear e não os deixar escorrer no recuperador de calor.

Vidro de recuperador de calor a ser limpo adequadamente

Quais as consequências de uma má manutenção para um recuperador de calor?

Não ter cuidados com o seu recuperador de calor pode trazer consequências a longo prazo no seu equipamento, nomeadamente:

  • Menos capacidade de produção de calor;
  • Consequentemente, aumento do consumo de lenha ou pellets e menos rendimento;
  • Custos acrescidos relacionados com intervenção técnica especializada ou substituição de peças possivelmente danificadas.

Ao fazer uma correta limpeza e manutenção do seu recuperador, está a proteger o seu investimento, fazê-lo durar mais tempo nas melhores condições e com a mesma eficiência.

As limpezas de rotina podem ser feitas por qualquer pessoa. Se tiver dúvidas quanto a como fazer a limpeza e manutenção mais profunda, não hesite em contactar-nos. Se adquiriu o seu recuperador na Ambinigma, sabemos exatamente como fazer a manutenção correta para que o equipamento dure anos nas melhores condições e temos todo o gosto em ajudá-lo.