Porquê ter uma lareira de jardim?

Se gosta do seu jardim, terraço ou espaço exterior, não faz sentido utilizá-lo apenas na primavera ou no verão, quando faz mais calor. Ainda para mais se investiu num espaço de qualidade, com materiais e decoração de excelência. 

Uma forma de levar o seu espaço exterior ao próximo nível é colocar uma lareira de jardim ou um aquecedor de jardim a gás. Para além de tornar o ambiente mais sofisticado, aconchegante e mais agradável no geral, vai aquecer o espaço e permitir que este seja usado com todo o conforto, mesmo no tempo frio. 

Estar no jardim à volta de uma lareira com amigos e família num fim de tarde de outono ou de inverno com uma manta e uma bebida quente não é um privilégio só de alguns e, mais do que nunca, está ao alcance de todos. Uma lareira ou aquecedor de jardim vai tornar o espaço mais propício a receber convidados, fazer encontros com amigos e família e semear a vontade de ter uma noite à volta da lareira. 

As soluções de aquecimento exterior são cada vez mais diversificadas e há opções para todos os gostos, que vão ao encontro de estilo pessoal de cada um e à decoração utilizada no espaço exterior em questão. 

Abaixo, vamos sugerir opções de aquecimento para o exterior que, apesar de diferentes no estilo e no material que utilizam, têm a mesma capacidade de conferir charme e sofistificação a um espaço. 

Lareira de jardim a lenha 

As lareiras a lenha são utilizadas há milhares de anos para aquecimento e decoração e a verdade é que nunca passam de moda. Seja em espaço interior ou exterior, uma lareira tem a capacidade de tornar o ambiente mais acolhedor, agradável e sofisticado. Para os amantes do estilo rústico e rural, as lareiras de jardim são uma boa opção, pois oferecem a verdadeira experiência de uma fogueira ao luar: a chama forte, o calor intenso e o som típico da lenha a crepitar. 

A chama intensa e o forte calor produzidos por uma lareira de jardim são, sem dúvida, as principais vantagens das lareiras para jardim, para além de serem um excelente elemento de decoração. Porém, é importante referir que as lareiras de jardim têm a desvantagem de ser necessário fazer limpeza de cinzas regularmente. 

Lareira para jardim
Lareira exterior em Corten, personalizada sob projeto.

Aquecedor de jardim a gás 

Os aquecedores de jardim a gás também são uma excelente opção de aquecimento, principalmente para os que não são fãs de lareiras nem da limpeza que esta requer. Os aquecedores de jardim têm fortes argumentos do seu lado: não precisam de chaminés, não obrigam a uma licença de construção e não produzem cinzas e, por isso, não precisam de limpezas regulares. 

Os aquecedores de jardim a gás têm um visual bastante moderno e são uma parte fundamental de jardins e espaços exteriores mais modernos, atuais e contemporâneos. Contudo, os aquecedores de jardim não produzem chama e calor tão fortes como uma lareira, por isso, não aquecem com a mesma intensidade. 

Aquecedor de jardim a gás
Aquecedor de exterior a gás. Modelo FUORA da Spartherm 

Salamandra exterior 

Para além das opções acima, pode ainda optar por uma salamandra exterior. Tal como as lareiras e os aquecedores, conferem ao ambiente um ar mais confortável, requintado e aconchegante, perfeita para receber amigos e família num fim de tarde mais frio. 

Seja qual for o estilo do seu espaço exterior, mais ou menos moderno, maior ou mais pequeno, há uma solução de aquecimento exterior para si, seja ela uma lareira de jardim, um aquecedor ou uma salamandra. Já não há desculpas para não aproveitar o seu jardim nos dias mais frios e ter uma boa conversa à volta da fogueira.

Salamandra exterior Corten Retro Reny. Modelo QUARUBA

Fale connosco e juntos vamos encontrar a solução de aquecimento exterior para si! Depois, é só convidar os amigos para uma madrugada de boas conversas à volta da lareira.