Qual a diferença entre recuperador de calor ventilado e não ventilado?

O Inverno aproxima-se e quando estamos em casa todos queremos estar o mais confortável possível. Esse conforto passa, necessariamente, por uma casa quente, tornando ficar em casa num verdadeiro prazer.

Os recuperadores de calor têm vindo a assumir-se como uma das opções mais vantajosas no aquecimento de casas. A sua principal diferença em relação às lareiras tradicionais prende-se com o facto de permitirem conservar o calor e distribuí-lo por várias divisões da casa. Ao nível da instalação, têm a vantagem de poderem ser colocados numa lareira já existente ou num local construído para o efeito.

Se está a pensar instalar um recuperador de calor em sua casa, mais cedo ou mais tarde vai deparar-se com a seguinte questão: devo escolher um recuperador de calor ventilado ou não ventilado? A resposta é simples: depende do seu objetivo.

Recuperador de calor: ventilado ou não ventilado? 

A necessidade de um recuperador de calor com ventiladores depende da dimensão do espaço que quer aquecer. Se pretende aquecer apenas uma divisão da habitação com uma área pequena, então não terá a necessário instalar um recuperador de calor ventilado. 

Conheça os recuperadores de calor M. Design

Porém, se o propósito for fornecer calor a uma grande divisão ou a quase toda a casa, então um recuperador de calor ventilado torna-se praticamente imperativo, uma vez que os ventiladores fazem circular o calor pelas divisões. 

Recuperador de calor ventilado
Ao instalar um recuperador de calor ventilado, conseguirá aquecer toda a casa com um único equipamento.

Os recuperadores de calor ventilados estão equipados com um ventilador elétrico que acelera o processo de convecção, garantindo um aquecimento mais rápido da divisão onde está instalado. Ainda que sejam inegáveis as vantagens dos recuperadores de calor ventilados, a verdade é que não é a melhor solução para todos os casos. 

Saiba como funcionam os recuperadores de calor ventilados.

Como quase tudo que diz respeito ao aquecimento de uma casa, cada caso é um caso. Por isso,  na Ambinigma estamos ao seu dispor para o ajudar a tomar uma decisão informada e ponderada. Entre em contacto conosco!