Recuperador de calor ou lareira: qual o melhor para si?

Apesar de serem equipamentos muito parecidos, há elementos que separam os recuperadores de calor das lareiras. Se está a pensar em colocar aquecimento em sua casa ou negócio ou se está apenas em remodelações, provavelmente já pensou em incluir um destes equipamentos de aquecimento. 

Se não sabe bem qual a melhor opção para si e para o seu espaço, não desespere. Elaboramos um guia que o vai ajudar a tomar uma decisão mais informada e ponderada. 

Afinal, o que é que difere um recuperador de calor de uma lareira? Se são tão parecidos, devem fazer a mesma coisa. Ora, as diferenças entre estes dois equipamentos vão muito além da estética. São as suas funcionalidades e capacidades que os distinguem. Eis a principal diferença: 

Enquanto que o calor produzido por um recuperador de calor é distribuído pelos diferentes espaços da casa, uma lareira aquece apenas o espaço onde está instalada. 

Mas há mais a distinguir estes dois equipamentos.  Vamos por partes. 

Características da lareira 

As tradicionais lareiras são compostas por dois elementos-chave: uma zona revestida de material não inflamável onde está a fogueira e uma chaminé que permite a saída do fumo. A instalação de uma chaminé é obrigatória. 

Apesar de terem uma conotação mais nostálgica, nos últimos anos as lareiras evoluíram e sofreram transformações que as deixou mais modernas e atuais.  Atualmente, as lareiras modernas podem utilizar outro combustível que não a lenha, como o gás ou bioetanol, que oferecem uma utilização mais prática uma vez não produzem cinza, fumo ou cheiros nem libertam partículas quentes. 

Se tem uma lareira e gostava de ter um recuperador de calor, saiba que é possível e com muitas menos complicações do que imagina. Este processo envolve algum investimento, mas a longo prazo acaba por compensar. Veja porquê:

Características do recuperador de calor 

Se pretende uma solução de aquecimento central que chegue a toda a casa, considere um recuperador de calor. Apesar de ser muito parecido com uma lareira, tanto a nível estético como no combustível que utiliza, o recuperador de oferece mais rendimento. 

Os recuperadores de calor são construídos com chapa de aço ou ferro fundido e uma porta de vidro vitrocerâmico, que permite a libertação de calor. Esta particularidade permite que os recuperadores sejam mais seguros quando comparados com as lareiras, uma vez que trabalham num sistema fechado e, por isso, mais fácil de controlar.

Outra diferença é que o recuperador de calor não exige a construção de uma chaminé, pelo que pode ser instalado em qualquer local do seu lar. A única coisa que vai precisar é de um orifício até ao exterior para libertar o ar queimado e outro para permitir a entrada de ar frio. 

Recuperador de calor M Design 

As lareiras e recuperadores de calor M Design são equipamentos que primam pelo design elegante e alta eficiência. Para além destas razões, saiba porque já nos assumimos como verdadeiros fãs.

Passe pelo nosso site e aproveite para conhecer os recuperadores de calor M Design.

Recuperador de calor a pellets 

Os recuperadores de calor a pellets são equipamentos que, nos últimos tempos, têm ganho fama no meio dos equipamentos de aquecimento. 

Recuperador a Pellets sala de estar
Recuperador a Pellets SERBIS

Os pellets são restos de madeira provenientes da limpeza de florestas e de restos da indústria da transformação da madeira, o que não implica o abate de árvores. Isto significa que os pellets são mais ecológicos e sustentáveis! 

Para além da eficiência e de não necessitar da instalação de chaminé, os recuperadores de calor a pellets têm muitas outras vantagens. Descubra-as todas em Recuperador de calor a pellets: porque é tão procurado?

Ficou com dúvidas? Tire-as com os especialistas! 

Se ainda ficou com dúvidas quanto ao equipamento certo a adotar, fale connosco. Afinal, se vai investir num equipamento de aquecimento, que seja o perfeito para si. 

Analisamos as suas necessidades, expectativas e espaço e recomendamos os melhores equipamentos de aquecimento. Quem sabe se para o seu caso o melhor não é um recuperador de calor ou lareira, mas sim uma salamandra a pellets ou uma lareira elétrica, a bioetanol ou a gás? 

Contacte-nos por telefone, pelo 253 926 018, ou preencha o formulário.