Recuperador de calor a pellets: tenha-o em consideração este inverno

O recuperador de calor a pellets tem dado que falar. As várias vantagens que oferece aos seus utilizadores fazem deste um equipamento muito solicitado como solução de aquecimento. Com a descida das temperaturas, é fundamental que tenha um equipamento de aquecimento para que possa viver os meses frios com mais conforto. 

Como o próprio nome indica, um recuperador de calor permite, para além de produzir calor, recuperá-lo e reutilizá-lo para aquecer a divisão no qual está instalado. Mas mais! Se optar por um recuperador de calor para aquecimento central, poderá mesmo usá-lo para aquecer toda a casa. 

No artigo de hoje, explicamos porque deve ter os recuperador de calor a pellets em consideração no inverno. 

Um recuperador de calor a pellets é económico

Vamos a conta. Por ano, estima-se que uma casa consuma 20 sacos de pellets, o que equivale a 300 kg. Apesar do preço variar, em média um saco de 15 kg de pellets custa aproximadamente 4€. No fim do ano, e comparativamente com uma aquecedor elétrico, vai estar a poupar algum dinheiro. 

Na linha da frente da sustentabilidade 

Os pellets resultam da reutilização de restos de madeiras, lascas, serradura e folhas. Estes resíduos são secos, esmagados, comprimidos e prensados até atingirem mais ou menos 6 a 8 mm de diâmetro e 10 a 40 mm de comprimento. Por recorrer a resíduos e não exigir o abate de árvores, o aquecimento a pellets é considerado amigo do ambiente. 

pellets
Pellets

Recuperador de calor a pellets é pura eficiência 

Como os pellets têm uma quantidade de humidade e resina muito baixa, a sua combustão é quase total e quase não há desperdícios. Para além disso, os recuperadores de calor a pellets têm um elevado poder calorífico, com valores entre 4.000 e os 4.500 Kcal/kg. 

No fundo, são fatores como a grande compactação, a pouca humidade e a alta densidade que fazem com que os pellets aqueçam tão bem e sejam um combustível tão eficiente.

Os recuperador de calor a pellets são práticos

No geral, a utilização dos recuperador de calor é muito prática e adapta-se facilmente ao dia a dia de cada um. Comparando com uma lareira, os recuperadores de calor a pellets têm algumas vantagens: não produzem cheiros, não emitem fumos e não obrigam à construção de uma chaminé tradicional

Ao instalar um recuperador de calor a pellets, precisa apenas de uma saída para o exterior com aproximadamente 8 cm para a diminuição de concentração de monóxido de carbono. 

Os recuperador de calor  são mais seguros e fáceis de controlar: a sua temperatura pode ser regulável e gosto. O controlo é feito no próprio equipamento, que irá controlar a queima de pellets e a velocidade do ventilador.

Dicas de utilização 

Se está a pensar adequiir um recuperador de calor a pellets, recomendamos que conheça os principais cuidados a ter em conta. Assim, estará a tirar ainda mais partido do seu equipamento e a protegê-lo para que tenha uma vida útil mais longa. 

Os melhores recuperadores  de calor a pellets 

Na Ambinigma, orgulhamos-nos de ter uma vasta gama de recuperador de calor a pellets, todos eles eficientes e extremamentes elegantes, adaptáveis a qualquer divisão ou decoração. 

A nossa sugestão é que passe no nosso site e explore os modelos de recuperador a pellets que temos disponíveis. 

Ainda assim, deixamos duas sugestões: o modelo Fratac V M14 Trifacial com uma vista excecional da chama e o Serbis Ar Quente.

Se ainda assim ficar indeciso, fale connosco! Deixe-nos um e-mail, ligue-nos ou contacte-nos através do formulário. Ficamos felizes em ajudar a equipar a sua casa para o inverno com um recuperador de calor a pellets.