Recuperador de calor a pellets: Porque é tão procurado?

Os recuperadores de calor a pellets, como o próprio nome indica, são equipamentos de aquecimento que recuperam e reutilizam o calor produzido pela combustão de pellets – tipo de lenha com um baixo teor de humidade e isenta de resinas.

São aparelhos de aquecimento únicos que, nos últimos anos, têm sido cada vez mais procurados e vendidos em Portugal. Saiba porquê!

Porque são tão pretendidos os recuperadores de calor a pellets?

Muitas das pessoas que estão à procura de uma solução de aquecimento para a sua casa ainda desconhecem em que consiste e como funciona um recuperador de calor a pellets porque o tradicional recuperador de calor a lenha ainda continua a ser o mais popular.

No entanto, nos últimos anos, o recuperador pellets tem vindo a conquistar terreno nas preferências das famílias que procuram um equipamento de aquecimento moderno e requintado.

Isto acontece devido às razões seguintes:

Os recuperadores a pellets são extremamente versáteis

Recuperador Pellets Robin M11 ar quente
Recuperador Pellets – Excelente opção para qualquer espaço

Quem está à procura de uma opção de aquecimento extraordinária, opta por escolher um recuperador a pellets devido à sua versatilidade.

Este tipo de equipamento de aquecimento pode ser instalado numa sala de estar, sala de jantar ou num outro espaço interior de uma casa, mas também pode ser colocado numa loja ou restaurante.

Esta diversidade de opções faz com que as pessoas se sintam mais seguras sobre a sua aquisição porque, mais tarde, se assim o pretenderem, podem sempre mudá-lo de sítio.

Os recuperadores a pellets são mais ecológicos

Os recuperadores de calor que utilizam pellets como combustível são conhecidos por serem mais amigos do ambiente.

Isto acontece porque na produção de pellets só são usados restos de madeira provenientes da limpeza de florestas e dos restos da indústria da transformação da madeira – e isso não implica o abate de árvores (como no caso das lareiras e recuperadores de calor a lenha).

Cada saco de pellets tem 15 kg e apresenta um custo aproximado de 4 euros. Dependendo da zona do país onde se encontrar (mais quente ou mais fria), o consumo de pellets pode variar entre os 80 a 180 sacos de pellets ao ano.

Os recuperadores a pellets são mais eficientes

Recuperador a pellets com grande eficiência energética
Recuperador a pellets com grande eficiência energética

Os recuperadores de calor são equipamentos muito idênticos às salamandras, contudo, o calor que os recuperadores a pellets produzem é distribuído pelos espaços da casa, obtendo assim uma maior eficácia e rendimento.

Quais as principais vantagens dos recuperadores de calor a pellets

Recuperadores de calor a pellets

Os recuperadores a pellets são equipamentos fantásticos oferecem as vantagens de aquecimento seguintes:

  • Não apresentam fumos nem cheiros incomodativos na casa e na roupa.
  • Não exigem a presença de uma chaminé tradicional, mas apenas uma saída para o exterior com cerca de 8 centímetros de diâmetro para diminuir a concentração de monóxido de carbono.
  • Os recuperadores de calor a pellets são mais seguros que as lareiras a lenha, uma vez que são um sistema fechado que é fácil de ser controlado.
  • Esta opção de aquecimento utiliza os pellets, o que permite uma combustão praticamente plena dos materiais (apresenta apenas 1 a 3% de cinzas ou resíduos resultantes da queima).
  • Oferece uma temperatura regulável que pode ser configurada a gosto. Este controlo pode ser feito pelo próprio equipamento que irá controlar a queima de pellets adequada e a velocidade do ventilador.
  • Têm portas de vidro que permitem visualizar a chama.
  • São aparelhos de aquecimento com um design sofisticado e representam uma alternativa económica e elegante face às lareiras tradicionais.

Na Ambinigma pode encontrar um conjunto diversificado de recuperadores de calor a pellets e, dentro dessas opções, encontrará o equipamento de aquecimento adequado às suas necessidades.

Saiba mais sobre as nossas soluções de aquecimento. Para mais informações poderá entrar em contacto connosco via telefónica +351 253 926 018 ou a partir do formulário de contacto.

Visite também o nosso site www.ambinigma.pt ou visite-nos nas nossas instalações em Vila Verde. Braga – Portugal.

Formulário de Contacto