Recuperador de Calor a Pellets: porque é tão procurado?

Um recuperador de calor a pellets é um equipamentos de aquecimento capaz de recuperar e reutilizar o calor produzido pela combustão de pellets – um tipo de biocombustível proveniente da lenha com baixo teor de humidade e isenta de resinas.

São aparelhos de aquecimento únicos que, nos últimos anos, têm sido cada vez mais procurados e vendidos em Portugal. Saiba porquê!

Recuperadores de calor a pellets – porque são tão desejados? 

Recuperador de calor a pellets Marlin
Recuperador de Calor a Pelelts Lartistico MARLIN (Aquecimento Central)

Muitas das pessoas que procuram uma solução de aquecimento para a sua casa ainda desconhecem em que consiste e como funciona um recuperador de calor a pellets, muito porque o tradicional recuperador de calor a lenha continua a ser muito popular.

Porém nos últimos anos, o recuperador pellets tem vindo a conquistar terreno nas preferências das famílias que procuram um equipamento de aquecimento moderno e requintado.

Isto acontece graças às várias vantagens dos recuperadores a pellets, nomeadamente à poupança e eficiência, mas não só.

Os recuperadores a pellets são versáteis

Recuperador de calor a pellets
Recuperador de calor a pellets Pellicano M14 – Trifacial

Quem procura de uma boa opção de aquecimento, acaba muitas vezes por optar por um recuperador a pellets devido à sua versatilidade.

Este pode ser instalado numa sala de estar, sala de jantar ou num outro espaço interior de uma casa, mas também pode ser colocado numa loja ou restaurante.

Esta flexibilidade de espaços faz com que as pessoas se sintam mais seguras sobre a sua aquisição porque, mais tarde, se assim o pretenderem, podem mudá-lo de sítio.

Os recuperadores a pellets são ecológicos

Os pellets são conhecidos por serem um combustível, ou biocombustível, mais amigos do ambiente.

A produção de pellets só utiliza restos de madeira das florestas e da indústria da transformação da madeira – o que não implica o abate de árvores, como nas lareiras e recuperadores de calor a lenha.

Cada saco de pellets tem 15 kg e tem um custo aproximado de 4 euros. Dependendo da zona do país onde se encontrar (mais quente ou mais fria), o consumo de pellets pode variar entre os 80 a 180 sacos de pellets ao ano.

Saiba mais sobre as vantagens dos pellets. 

Os recuperadores a pellets são práticos e mais eficientes

Os recuperadores de calor são equipamentos muito idênticos às salamandras. Contudo, o calor que os recuperadores a pellets produzem é distribuído pelos espaços da casa, obtendo assim uma maior eficácia e rendimento.

São fatores como a grande compactação, a alta densidade e a pouca humidade e resina que fazem com que os pellets aqueçam tão bem e sejam um combustível tão eficiente.

Quais as principais vantagens dos recuperadores de calor a pellets?

Recuperadores de calor a pellets

Os recuperadores a pellets são equipamentos fantásticos com vantagens que vão além do aquecimento:

  • Não produzem fumos nem cheiros incomodativo;
  • Não exigem a presença de uma chaminé tradicional, apenas de uma saída para o exterior com cerca de 8 centímetros. A sua função é  expulsar o monóxido de carbono;
  • Os recuperadores de calor a pellets são um sistema fechado fácil de controlar, ao contrário das lareiras a lenha tradicionais;
  • Os pellets permitem uma combustão praticamente plena dos materiais, apresentado apenas 1 a 3% de cinzas e resíduos resultantes da queima;
  • Permitem regular a temperatura. Este controlo pode ser feito pelo próprio equipamento, que irá controlar a queima de pellets adequada e a velocidade do ventilador;
  • Têm portas de vidro que deixam visualizar a chama;
  • São aparelhos de aquecimento com um design sofisticado, elegante e intemporal;
  • São uma opção mais prática do que as lareiras tradicionais, principalmente no armazenamento de lenha, limpeza, fumos, cheiros, poupança e poder calorífico diz respeito.

Na Ambinigma pode encontrar uma diversificada gama de recuperadores de calor a pellets e, dentro dessas opções, garantimos que vai encontrar o equipamento de aquecimento adequado às suas necessidades!

Saiba mais sobre as nossas soluções de aquecimento a pellets. Se tiver dúvidas, fale connosco através do formulário de contacto.

Artigo atualizado a 10 de maio de 2021.