Diferenças entre um recuperador de calor a pellets e um a lenha

Há sempre muitas dúvidas na escolha de uma solução de aquecimento moderna e eficaz para equipar uma casa. As pessoas podem optar pelas lareiras tradicionais, salamandras, aquecimento central ou recuperadores de calor.

No entanto, nos últimos anos, os recuperadores de calor têm granjeado a simpatia da maior parte das famílias. O que muitas delas não sabem é distinguir as diferenças entre um recuperador de calor a pellets e um a lenha. Conheça-as neste artigo.

Os recuperadores de calor a pellets e a lenha

Há duas questões obrigatórias que devem ser feitas em relação aos recuperadores de calor a pellets e a lenha. São elas:

  1. O que são recuperadores de calor?
  2. Qual a diferença entre um recuperador de calor a pellets e um recuperador de calor a lenha?

O que são recuperadores de calor?

Recuperador de calor

Um recuperador de calor é um equipamento de aquecimento cujo sistema de funcionamento é muito similar ao das lareiras tradicionais.

Contudo, no caso dos recuperadores de calor, a temperatura gerada pela combustão dos materiais – lenha ou pellets – é recuperada e reutilizada.

Estes aparelhos de aquecimento podem utilizar como materiais de combustão a lenha (no caso dos recuperadores de calor a lenha) ou pellets (nos recuperadores de calor a pellets).

O que distingue um recuperador de calor a pellets e um recuperador de calor a lenha?

 

Saiba o que diferencia estas duas opções fantásticas de aquecimento.

No caso dos recuperadores de calor a lenha:

recuperador de calor a lenha
Lareira M.Design LUNA DIAMOND 1100 – Excelente opção a lenha com porta de vidro

O material de combustão destes recuperadores, como o próprio nome indica, é a lenha. Trata-se de uma ótima solução para quem tem espaço de armazenamento para a lenha.

Estes equipamentos utilizam portas de vidro que permite uma visualização 28deslumbrante da chama.

O seu design é muito moderno e sofisticado, conferindo uma alternativa económica, eficaz e elegante às tradicionais lareiras.

No caso dos recuperadores de calor a pellets:

recuperador de calor a pellets
Recuperador Pellets Pellicano – uma opção de aquecimento no meio da sala de estar

Estes equipamentos de aquecimento utilizam pellets como matéria de combustão pelo que a libertação de fumo e a libertação de resíduos – cinza – são inferiores.

Trata-se de um material de combustão ecológico pois é proveniente da limpeza de florestas e dos restos da indústria da transformação da madeira.

Saiba porque este equipamento de aquecimento é tão procurado ao consultar o artigo seguinte: Recuperador de calor a pellets: Porque é tão procurado?

Na Ambinigma encontrar um conjunto diversificado de recuperadores de calor a lenha e recuperadores de calor a pellets onde, com certeza, encontrará a sua lareira de sonho.

Para quem procura uma solução de aquecimento eficiente, requintada e com grande sentido estético, as soluções Ambinigma são o melhor aliado.

Saiba mais sobre as nossas soluções de aquecimento. Visite o nosso site www.ambinigma.pt. Para mais informações poderá entrar em contacto connosco via telefónica +351 253 926 018 ou a partir do formulário de contacto. Visite as nossas instalações em Vila Verde, Braga – Portugal.

Formulário de Contacto