Reunir à volta da lareira, um costume que sobrevive há milhares de anos

Reunir à volta da lareira é um costume que sobrevive há milhares de anos. Uma descoberta de cinzas de substâncias vegetais e de fragmentos de ossos calcinados no interior de uma caverna em Wonderwerk, na África do Sul, habitada por hominídeos, remete-nos para a primeira utilização conhecida do fogo pelos Homosapiens. Com isto podemos concluir que reunir a volta da lareira é um costume que sobrevive há milhares de anos.

Homosapiens
Homosapiens

“O estudo faz recuar em 300 mil anos o momento da utilização do fogo pelos antepassados do homem moderno, o que sugere que o Homoerectus terá adotado o fogo no seu modo de vida“, afirmou Michael Chazan, antropólogo da universidade de Toronto, no Canadá, e um dos responsáveis pela escavação na caverna de Wonderwerk.

Os nossos ancestrais costumavam, portanto, desde há muito tempo, reunir-se em volta da fogueira. À volta do fogo trocavam experiências, realizavam festas e socializavam. Nestas reuniões foram conservadas muitas histórias e partilhados muitos conhecimentos que ainda hoje estão presentes nas nossas culturas.

A própria tradição de reunir à volta da fogueira sobreviveu a milhares de anos de evolução. No entanto, nos dias que correm, existem formas mais práticas, cómodas e muito menos perigosas para usufruir de um serão à volta da fogueira – as lareiras.

De várias formas, tamanhos e feitios servem o propósito de socializar de forma muito prática e segura. Para além disso, servem como soluções de aquecimento para os nossos lares ou empreendimentos.

Existem modelos para todos os gostos. Na Ambinigma temos a lareira certa para todos. Para quem procura uma lareira ou qualquer solução de aquecimento eficiente, com requinte e sentido estético as soluções Ambinigma são uma grande oportunidade.

Na Ambinigma encontra inúmeras soluções de aquecimento. Venha conhecê-las. Visite o nosso site  www.ambinigma.pt. Para mais informações poderá entrar em contacto connosco via telefónica +351 253 926 018 ou a partir do formulário de contacto.

Visite as nossas instalações em Vila Verde, Braga – Portugal