Saiba acender uma lareira a lenha em segurança!

Sabe acender uma lareira a lenha de forma segura? A lareira a lenha tradicional é uma excelente opção para aquecer a casa nas estações mais frias do ano. Hoje, vamos mostrar-lhe como pode acender uma lareira a lenha de forma segura e sem problemas com algumas dicas e sugestões. 

Dicas para acender uma lareira a lenha em segurança

Para quem procura uma chama durável desfrutar da beleza do fogo a crepitar reunimos algumas dicas e sugestões que irão facilitar a sua vida na hora de acender a lareira.

Certifique-se que a lareira e a chaminé estão limpas e desimpedidas

É muito importante que, pelo menos uma vez por ano, se certifique de que a lareira e a chaminé estão apropriadamente limpas e desimpedidas. Verifique também possíveis ranhuras existentes ou outros arranjos a fazer. Isso ajuda a garantir que o fumo não escapa pela chaminé.

Conheça ainda 5 dicas de como deve armazenar a sua lenha.

Remova todos os objetos junto da lareira que possam incendiar-se

Retire das proximidades quaisquer objetos que possam incendiar-se. Se já tiver reunido o material combustível (troncos, pinhas, ramos, folhas e até papel de jornal) use um isqueiro ou fósforo para acender o fogo. Poderá até, para conseguir uma combustão mais rápida, usar acendalhas.

Acenda vários focos de chama

É importante que acenda vários focos de chama em diversos locais no interior da lareira. Não se esqueça de deixar o fogo respirar, salvaguardando espaço entre os materiais combustíveis para que o oxigénio possa queimar gradualmente.

Recorra ao auxílio de um fole

Para a chama não se apagar pode recorrer à ajuda de um fole, ajudando os troncos de maior dimensão a acender e a fortalecer as chamas. Se desejar que o fogo dure não se pode esquecer de o ir alimentando com troncos de lenha. Estes devem ser manobrados com as ferramentas próprias das quais as lareiras dispõem.

Mantenha a máxima atenção à lareira

Não deixe nunca de observar a lareira enquanto o fogo estiver acesso, pois muitos acidentes podem acontecer na sua ausência. Por exemplo, pode haver um bolso de humidade dentro de um pedaço de lenha fazendo-a saltar com o calor. Mesmo em lareiras fechadas há possibilidade de incêndio se não vigiadas periodicamente.

Outros cuidados de segurança a ter em conta ao acender uma lareira a lenha

Ao acender uma lareira a lenha, a segurança nunca é demais. Dessa forma, é aconselhável prestar atenção ao seguinte:

  • Quando chegar o momento de se deitar ou sair de casa, é fundamental que tenha o cuidado de apagar a chama da lareira. A melhor forma e a mais segura de o fazer passa por deixar de alimentar as chamas e aguardar que o fogo se apague totalmente de forma natural.
  • Outro cuidado é o de supervisionar sempre que as crianças se encontrem perto da lareira. Pode ser perigoso deixar uma criança perto do fogo sem a supervisão de um adulto.

Alguns modelos de lareiras a lenha

Atualmente há inúmeros modelos de lareiras a lenha que podem ser escolhidos para aquecer a sua casa. Destacamos os seguintes:

Lareira M.Design Luna DIAMOND 1300 H Porta subir

Lareira M.Design Luna DIAMOND 1300 H Porta subir - acender lareira a lenha
Lareira M.Design Luna DIAMOND 1300 H Porta subir

Recuperador AQUECIMENTO CENTRAL HOXTER 63 / 51 T WH HAKA DUPLA FACE portas de Abrir

Recuperador AQUECIMENTO CENTRAL HOXTER 63 / 51 T WH HAKA DUPLA FACE portas de Abrir - acender lareira a lenha
Recuperador AQUECIMENTO CENTRAL HOXTER 63 / 51 T WH HAKA DUPLA FACE portas de Abrir

Salamandra a Lenha Mural/Parede FINOPTIM MOD: Flamaquartz

Salamandra a Lenha Mural/Parede FINOPTIM MOD: Flamaquartz - acender lareira a lenha
Salamandra a Lenha Mural/Parede FINOPTIM MOD: Flamaquartz

Gostaria de conhecer as soluções de lareiras que a Ambinigma disponibiliza?

Visite o nosso website em www.ambinigma.pt e fique a conhecer a variedade de equipamentos de calor que temos ao seu dispor. Poderá ainda entrar em contacto connosco através do número +351 253 926 018 ou enviar o seu pedido através do formulário de contacto.

Se preferir, poderá ainda visitar o nosso showroom – Rua Nova de Larim – Pavilhão 2, Centro Empresarial de Soutelo em Vila Verde (apenas por marcação).

Melhoria de artigo a 31/01/2023