Saiba acender uma lareira a lenha em segurança!

A lareira a lenha tradicional é uma excelente companhia durante as estações mais frias do ano, pois é junto a ela que as pessoas se recostam confortavelmente no seu sofá a ler um livro, a beber um copo de vinho ou a conversar sobre os mais variados temas de uma forma relaxada, entre outras atividades aprazíveis. Dessa forma, acendê-la em segurança não deve ser um problema. Saiba como o fazer.

Acender uma lareira a lenha
Acender uma lareira a lenha

Dicas para acender uma lareira a lenha em segurança

Para quem procura obter uma chama durável de forma segura reunimos algumas dicas e sugestões que irão facilitar a sua vida. São elas:

Certifique-se que a lareira e a chaminé estão limpas e desimpedidas

É muito importante que, pelo menos uma vez por ano, se certifique de que a lareira e a chaminé estão apropriadamente limpas e desimpedidas. Verifique também possíveis ranhuras existentes ou outros arranjos a fazer. Isso ajuda a garantir que o fumo não escapa pela chaminé o que poderia trazer incómodos.

Remova todos os objetos junto da lareira que possam incendiar-se

Retire das proximidades quaisquer objetos que possam incendiar-se. Se já tiver reunido o material combustível (troncos, pinhas, ramos, folhas e até papel de jornal) use um isqueiro ou fósforo para acender o fogo. Poderá até, para conseguir uma combustão mais rápida, usar acendalhas.

Acenda vários focos de chama

É importante que acenda vários focos de chama em diversos locais no interior da lareira. Não se esqueça de deixar o fogo respirar, salvaguardando espaço entre os materiais combustíveis para que o oxigénio possa queimar gradualmente.

Recorra ao auxílio de um fole

Para a chama não se apagar pode recorrer à ajuda de um fole, ajudando os troncos de maior dimensão a acender e a fortalecer as chamas. Se desejar que o fogo dure não se pode esquecer de o ir alimentando com troncos de lenha. Estes devem ser manobrados com as ferramentas próprias das quais as lareiras dispõem.

Mantenha a máxima atenção à lareira

Não deixe nunca de observar a lareira enquanto o fogo estiver acesso, pois muitos acidentes podem acontecer na sua ausência. Por exemplo, pode haver um bolso de humidade dentro de um pedaço de lenha fazendo-a saltar com o calor. Mesmo em lareiras fechadas há possibilidade de incêndio se não vigiadas periodicamente.

Outros cuidados de segurança a ter em conta ao acender uma lareira a lenha

Ao acender uma lareira a lenha, a segurança nunca é demais. Dessa forma, é aconselhável prestar atenção ao seguinte:

  • Quando chegar o momento de se deitar ou sair de casa, é fundamental que tenha o cuidado de apagar a chama da lareira. A melhor forma e a mais segura de o fazer passa por deixar de alimentar as chamas e aguardar que o fogo se apague de forma natural.

 

  • Outro cuidado é o de supervisionar sempre que as crianças se encontram perto da lareira. Pode ser perigoso deixar uma criança perto do fogo sem a supervisão de um adulto.

Alguns modelos de lareiras a lenha para a sua casa

Atualmente há inúmeros modelos de lareiras a lenha que podem ser escolhidos para equipar a sua casa. Destacam-se os seguintes:

Recuperador Aquecimento Central Hoxter Haka

Aquecimento central a lenha Haka

Recuperador Aquecimento Central Hoxter Ecka

Aquecimento central a lenha Hoxter_ECKA

Recuperador Aquecimento Central Hoxter 67 / 45 W Ecka Com Vidro Lateral

Aquecimento central a lenha Hoxter

Gostaria de conhecer as soluções de lareiras que a Ambinigma disponibiliza?

Visite o nosso website em www.ambinigma.pt para visualizar os equipamentos existentes. Para mais informações entre em contacto connosco através do nosso formulário online ou do número +351 253 926 018.

Visite as nossas instalações em Vila Verde, Braga – Portugal e acompanhe-nos no Facebook.