Saiba acender uma lareira em segurança!

Com a chegada dos dias mais frios, acender a lareira tornou-se indispensável. Mas será que sabe como acendê-la corretamente? 

No artigo de hoje, vamos explicar como deve fazer para tornar o processo mais seguro e prático, não comprometendo a sua segurança, nem a dos seus!

Dicas para acender uma lareira a lenha em segurança

Acender a lareira a lenha não tem de ser uma dor de cabeça. Reunimos algumas dicas importantes que lhe facilitarão a vida, elas são:

  • Certifique-se que a lareira e a chaminé estão limpas e desimpedidas

Para um melhor funcionamento e vida útil do equipamento é importante que, no mínimo, uma vez por ano, se certifique de que a lareira e a chaminé estão apropriadamente limpas e desimpedidas. 

Se ficou com dúvidas leia o nosso artigo sobre limpeza de lareiras

  • Remova de junto da lareira objetos possíveis de se incendiarem 

Retire das proximidades da lareira todos os objetos possíveis de se incendiarem e consequentemente porem em risco tanto a sua vida como a dos seus familiares e amigos.

  • Acenda vários focos de chama

É importante que a chama tenha vários focos para que não se apague tão facilmente. Não se esqueça de permitir que o fogo respire, deixando espaço entre os materiais combustíveis para que o oxigénio possa queimar gradualmente. Se quiser uma combustão mais rápida pode recorrer às acendalhas. Durante todo o processo, utilize um utensílio comprido para nunca estar em contacto direto com o fogo.

  • Mantenha a máxima atenção à lareira

Não esteja muito tempo sem observar a lareira, nem a deixe acesa quando não estiver em casa. A qualquer momento pode haver um bolso de humidade dentro de um pedaço de lenha e causar um incêndio. Mesmo que, esta seja fechada, não deve descurar a sua atenção.

Outros cuidados de segurança a ter em conta ao acender uma lareira a lenha

Ao acender uma lareira a lenha, a segurança nunca é demais. Por isso, é aconselhável prestar atenção ao seguinte:

  • Quando chegar o momento de se deitar ou sair de casa e se tiver uma lareira aberta, é fundamental que tenha o cuidado de verificar que a chama fica totalmente apagada e que não há probabilidade de se reacender. A melhor forma e a mais segura de ter a certeza que está em segurança em qualquer tipo de lareira aberta ou fechada, é ir deixando de alimentar as chamas e aguardar que o fogo se apague de forma natural.
  • Outro cuidado, é não deixar as crianças e os animais perto da lareira sem o supervisionamento de algum adulto.

A lenha

Outro cuidado que deve ter é em relação à lenha que usa na sua lareira. A lenha deve ser armazenada num local seco e arejado pelo menos há um ano. Ao colocar a lenha na lareira deve confirmar que esta está totalmente seca. Isto evitará que, não só, o equipamento tenha problemas de desempenho, rendimento e longevidade como problemas de sujidade, fumos e outros.

Alguns modelos a lenha da Ambinigma

Atualmente há uma grande variedade de modelos de equipamentos a lenha, desde lareiras, recuperadores de calor até salamandras que podem ser escolhidos para equipar a sua casa. Destacamos os seguintes:

Lareira M.Design Luna DIAMOND 700 H Porta subir

 

Lareira M.Design Argento  1350 H C/ PORTA DE SUBIR

Recuperador Aquecimento Central Hoxter Ecka com vidro lateral – Porta de abrir

Salamandra a lenha com pé FINOPTIM MOD: Flamaquartz

 

Gostaria de conhecer mais soluções de equipamentos a lenha que a Ambinigma disponibiliza?

Visite o nosso site em www.ambinigma.pt e fique a conhecer mais equipamentos. Para mais informações entre em contacto connosco através do nosso formulário online ou do número +351 253 926 018.