Salamandra a pellets: como funciona?

Se procura um equipamento de aquecimento para o inverno que se aproxima, com certeza que já se cruzou com uma salamandra a pellets. São um equipamento mais compacto que um recuperador e com características muito específicas. 

No artigo de hoje, vai ficar a saber como funcionam as salamandras a pellets, o que são exatamente estes pequenos cilindros e ainda lhe sugerimos alguns equipamentos. 

Salamandra a pellets: como funcionam? 

Neste momento, o mercado do aquecimento, e mais propriamente das salamandras a pellets, oferece uma grande variedade de artigos, com designs, potências e consumos que variam de equipamento para equipamento. Porém,  o funcionamento é, geralmente, igual para todos. . 

As salamandras a pellets incluem um circuito de ar: de entrada e de saída. O de entrada permite o acesso de ar ao interior da salamandra, criando a combustão. Já o de saída, expulsa os gases e os fumos. 

Contudo, e ao contrário das lareiras tradicionais, o calor não se perde com a saída dos fumos, uma vez que as salamandras incluem um sistema para aquecimento da divisão onde se inclui. 

No topo da salamandra, encontra-se um depósito. É aqui que ficam os pellets até serem levados por um alimentador até ao queimador, onde são acendidos automaticamente. 

recuperador de calor a pellets para aquecimento central
Depósito de Salamandra a Pellets

A maioria das salamandras inclui um controlador que permitem definir a potência e a temperatura pretendida. Naturalmente, quanto mais altas forem estas configurações, maior será o consumo, mas também o conforto. 

Além disso, alguns destes equipamentos incluem um programador que liga e desliga a salamandra a pellets por si. Pode até definir as horas de começo e fim por dia da semana. 

Pellets: o que são? 

Na prática, os pellets são resíduos de lenha altamente comprimidos. Compostos por restos de folhas, serradura e lascas de madeira, os pellets são uma alternativa prática e sustentável à lenha. 

Os resíduos de lenha são esmagados, secos e prensados em pequenos cilindros de 6 a 8mm. Como não levam cola e o nível de humidade e resina é muito reduzido, ardem quase na totalidade. 

Além disso, e porque cada saco de 15Kg custa aproximadamente 3,50€, é uma opção mais económica. 

Salamandra a pellets: cuidados a ter em conta 

Agora que já sabe como funciona uma salamandra a pellets, sugerimos que se informe sobre alguns dos cuidados a ter com o equipamento e com os pellets em si. O artigo Salamandras a pellets: principais cuidados a ter em conta explica  alguns destes cuidados, nomeadamente a frequência de limpeza e a segurança.

Salamandras a pellets: inspire-se!

À procura de ideias? Temos umas quantas para partilhar consigo! Somos especialistas em equipamentos de aquecimento e estamos num compromisso sério com trabalhar apenas com marcas de altíssima qualidade, tanto no design, como na potência. Conheça alguns modelos das marcas Fogo Montanha e Austroflamm.  

salamandra a pellets FOGOMONTANHA
Salamandra a Pellets – FOGOMONTANHA
Salamandra a Pellets - Austroflamm
Salamandra a Pellets – PERCY, Austroflamm
Salamandra a Pellets _ Austroflamm
Salamandra a Pellets – Clou Compact Pellet, Austroflamm

Se ainda tiver dúvidas sobre como funcionam as salamandras a pellets ou se quiser saber mais informações sobre outros equipamentos de aquecimento, fale connosco. Preencha o formulário, responderemos com a maior brevidade possível.