Salamandras de canto: tudo o que precisa de saber

Haverá cenário mais idílico para um fim de tarde de inverno, do que um sofá aconchegante ao lado de uma salamandra a emanar calor?Descubra as salamandras de canto, perfeitas para espaços mais reduzidos.

Com o preço por metro quadrado das habitações a subir, de forma generalizada, em Portugal, as habitações têm-se tornado cada vez menores. Este compromisso de espaço afeta – muitas vezes – o local, onde são colocados os sistemas de aquecimento como lareiras ou salamandras – a sala de estar/sala de jantar.

Mas, porque não aproveitar estas características das habitações mais modernas, para optar por uma solução versátil? É o caso das salamandras de canto. Estes equipamentos são, na sua maioria, mais compactos e permitem que se faça usufruto de pequenas áreas que, de outro modo, poderão ser um verdadeiro desafio para artigos de decoração ou mobiliário. Além disso, esteticamente, as salamandras de canto são equipamentos que captam a atenção pela sua singularidade. 

Como funcionam as salamandras de canto? 

Em termos de funcionamento, as salamandras de canto são similares às restantes salamandras existentes. Estes equipamentos permitem que um sistema de aquecimento doméstico seja instalado em qualquer habitação, sem a necessidade de obras em casa. A extração de fumo – no caso das salamandras a lenha, a pellets ou bioetanol – é feita através de uma chaminé que vai realizar a extração para o exterior. 

Sendo um equipamento totalmente fechado, as salamandras permitem manter o espaço onde estão inseridas limpo – não libertando nenhum tipo de fumo ou restos de material usado na combustão. 

Em relação a outros equipamentos de aquecimento de casas, a eficiência é um dos grandes pontos a favor das salamandras. Quando comparamos, por exemplo, com uma lareira, consegue-se, com equipamentos mais compactos, um maior nível de aquecimento. Para além disso, os modelos de salamandras – nomeadamente as de canto – possuem diversas opções de acabamento, o que ajudará no momento da decisão, para que o equipamento fique harmonioso em toda a decoração de uma habitação. 

Que aspetos ter em consideração numa salamandra de canto?

  • Para permitir o ajuste perfeito ao espaço verifique, detalhadamente, as medidas que tem disponíveis no local. 
  • Adeque o tamanho da salamandra ao tipo de área onde pretende instalar o equipamento. Uma salamandra de canto demasiado pequena não servirá o propósito de aquecimento e um equipamento que ocupe mais espaço do que idealizado, vai dificultar-lhe a vida. 
  • Aconselhe-se connosco sobre as melhores salamandras de canto que pode encontrar.

Limpeza e manutenção de uma salamandra de canto

Tal como os restantes modelos de salamandras, é importante manter-se uma limpeza regular do equipamento e do vidro. Ter este cuidado vai aumentar o tempo de vida do equipamento a funcionar sem qualquer problema. Pode encontrar aqui todos os pormenores sobre a limpeza do vidro de uma salamandra

Inspire-se com alguns ambientes e escolha o seu favorito

Se precisa de algumas ideias para adaptar uma salamandra de canto numa sala de estar ou jantar, deixamos-lhe aqui algumas sugestões. 

A Salamandra JCBordelet Eva 992 é daqueles modelos que não passa despercebido! Os seus cantos arredondados e a sua chaminé esteticamente equilibrada fazem muito mais do que aquecer um espaço. É uma verdadeira estrela em qualquer espaço. 

O modelo Austroflamm Slim é um dos exemplos perfeitos para espaços reduzidos. A sua forma retangular e a chaminé estreita tornam-na muito versátil. Em termos de largura o equipamento ocupa, apenas, 382mm. 

Gostou de conhecer mais sobre as salamandras de canto? Espreite os diversos modelos disponíveis em www.ambinigma.pt. Descobrirá uma vasta gama de modelos a lenha, pellets ou bioetanol. A escolha é sua! Entre em contacto connosco através do número +351 253 926 018 ou visite o nosso showroom em Vila Verde, Braga – Portugal.