Salamandras a Lenha, Pellets e Bioetanol – descubra as principais semelhanças e diferenças

No momento de decidir qual a salamandra mais adequada para a sua casa pense que esta deve ir de encontro às suas expectativas em termos de eficiência e design. Trata-se de um investimento num equipamento cuja finalidade é aquecer a sua casa mas que, inevitavelmente, tem um forte impacto estético nas divisões onde é colocado. Para facilitar a sua decisão apresentamos alguns factos importantes relacionados com as principais semelhanças e diferenças entre salamandras a lenha e salamandras a pellets e salamandras a biotenal. Venha descobri-las!

Salamandras a lenha

São salamandras com uma alta tecnologia de combustão, rendimento elevado, design elegante e pormenores de acabamento sublimes. A instalação é rápida e segura, aquece um determinado espaço de forma breve e a lenha é um combustível económico e tradicional.

Salamandra Spartherm A8 DUPLA FACE Ambiente
Salamandra Spartherm A8 DUPLA FACE Ambiente

Salamandras a pellets

Estas salamandras são um aquecimento com elevado rendimento e fiabilidade. Têm a possibilidade de interligação com o sistema de aquecimento central e são soluções de aquecimento amigas do ambiente, devido ao uso de combustível de um granulado de madeira criado a partir da reciclagem de resíduos (as pellets).

As salamandras a pellets distinguem-se das demais pela fácil instalação, não necessitam de chaminé tradicional, aquecem um ou mais espaços de forma breve, sem cheiro nem fumos.

Salamandra Aquecimento Central SUEZ Idro - Pellets
Salamandra Aquecimento Central SUEZ Idro – Pellets

Salamandras a bioetanol

Este tipo de salamandras são simples de instalar e, na grande maioria das vezes, não necessitam de tubos ou cabos, o que facilita a troca da localização. São uma fonte de energia renovável, visto que o etanol é um combustível 100% ecológico. Para além disso, estes equipamentos destacam-se pela estética que encanta à primeira vista.

 Salamandra a Bioetanol Spartherm Ebios Tower
Salamandra a Bioetanol Spartherm Ebios Tower

Salamandras a lenha, pellets e bioetanol

Quando falamos neste tipo de salamandras é importante referir que são muito eficientes e económicas. Estes equipamentos possuem um grande poder calorífico e uma combustão eficiente que se traduzem numa chama estável e duradoura.

Nas salamandras a lenha e a pellets existe a contrapartida da produção de fumo e libertação de partículas resultantes da combustão. Isso implica a existência de uma chaminé por onde essas substâncias possam ser expelidas para o exterior. Por sua vez, a existência de uma chaminé será responsável por uma perda de calor significativa.

Apesar de a lenha ser um combustível de baixo custo, as pellets são uma forma de biocombustível obtido através de subprodutos como serradura ou outros resíduos de madeira, enquanto que o bioetanol é um combustível 100% ecológico. Ou seja, as salamandras a pellets evitam desperdícios, ocupam menos espaço e produzem menos cinza de que a lenha. No entanto, as salamandras a bioetanol não ocupa espaço e não produz cinzas. 

Em contrapartida, quem prefere o tradicional estalar da lenha a arder deve considerar as salamandras a lenha. São equipamentos fantásticos com uma presença robusta e de grande personalidade. O combustível é económico e o poder calorífico é extraordinário.

Agora que já conhece algumas semelhanças e diferenças entre salamandras a lenha, salamandras a pellets e salamandras a bioetanol já decidiu qual é mais adequada à sua casa?

Na Ambinigma dispomos de um conjunto diversificado de salamandras onde com certeza encontrará a salamandra indicada para si. Para quem procura uma solução de aquecimento eficiente, requintada e com grande sentido estético, as soluções Ambinigma são o melhor aliado.

Saiba mais sobre as nossas soluções de aquecimento. Visite o nosso site www.ambinigma.pt. Para mais informações poderá entrar em contacto connosco via telefónica +351 253 926 018 ou a partir do formulário de contacto.

Visite as nossas instalações em Vila Verde, Braga – Portugal

Formulário de Contacto