Técnicas para limpeza de lareiras

No tempo quente, por regra, as lareiras têm algum descanso e é momento ideal para proceder à sua limpeza a fundo. Saiba as principais técnicas que poderá utilizar para ter a sua lareira sempre impecável. 

Quando chega o verão, na grande maioria dos espaços, é o momento ideal para a lareira descansar do trabalho intenso nos meses mais frios. Normalmente é, também, o momento em que as pessoas gostam de fazer uma limpeza mais pormenorizada a este equipamento. 

As técnicas de limpeza da lareira dependem, em primeiro lugar, do tipo de equipamento que estamos a falar. Na aquisição, nunca se esqueça de uma dica importante: questione, sempre, o fornecedor sobre os principais produtos a serem usados na limpeza e quais as recomendações essenciais. Deste modo, irá garantir que o processo de limpeza será eficiente e não deteriorará a lareira. 

A limpeza da lareira tem como principais finalidades remover a sujidade acumulada ao longo do tempo, bem como o retirar de cinzas (se for o caso), limpeza dos vidros de proteção e eventuais manchas.  

Aqui ficam detalhadas algumas das técnicas principais para a limpeza da lareira: 

Não deixe a limpeza apenas para esta estação do ano

Durante o inverno é importante limpar, periodicamente o equipamento e o seu vidro. Duas a três limpezas são recomendáveis. 

Nunca limpe a lareira quente

Deverá esperar, pelo menos oito horas, antes de começar a realizar a manutenção do equipamento. Para além do risco de queimaduras, pode danificar os materiais ou partir o vidro. 

Utilize roupa confortável

Em caso de existirem cinzas para limpar, proteja a zona à volta da lareira. Retire o máximo que conseguir com uma escova e depois use, por exemplo, um aspirador de cinzas. No caso das lareiras a bioetanol, como não fuligem, apenas é necessária a limpeza com um pano húmido. 

Utilize loções próprias

A limpeza da parte da pedra e vidros deve ser realizada com loções próprias para estes equipamentos. Aconselhe-se sobre a melhor opção e utilize água morna para a limpeza.

Tenha especial cuidado com os vidros

Para mais detalhes sobre como limpar o vidro da sua lareira, consulte o artigo que, recentemente, publicámos no blog.

Se está a pensar instalar uma lareira em casa, entre em contacto com a Ambinigma. As suas soluções de aquecimento aliam a funcionalidade a uma forte estética. Visite-nos no nosso showroom em Vila Verde (Braga) ou ligue-nos para o +351 253 926 018.