Vantagens dos Recuperadores de Calor a Lenha

Os recuperadores de calor a lenha são equipamentos de aquecimento extremamente eficazes e económicos que, nos últimos anos, têm conquistado um grande destaque na composição e decoração de um espaço interior.

Eles são muito usados em lares, residências e empreendimentos turísticos e oferecem inúmeras vantagens para quem opta por esta solução de aquecimento. São elas:

Fazem uso da lenha enquanto recurso energético natural

LAREIRA M.DESIGN ARGENTO 900 DH Dupla Face c Portas de Subir

A lenha é um recurso natural desde que seja proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Desta forma, a lenha representa uma fonte de energia renovável sem prejuízo para o bom funcionamento do meio ambiente.

Em relação ao CO2 emitido pela combustão da lenha, este é “compensado” pelo CO2 consumido pelas plantas originárias da lenha ao longo da sua vida, por isso, em termos de emissões de CO2 o uso da lenha é ambientalmente pouco significativo.

Também é de realçar que os recuperadores de calor a lenha são concebidos para maximizar o rendimento da biomassa.

Asseguram um nível de emissões de CO2 inferiores

O nível de emissões de CO2 associadas a recuperadores de calor é inferior em relação às emissões de CO2 das lareiras comuns. Este tipo de equipamento não exige a construção de uma chaminé, mas precisa de ter uma entrada de ar frio proveniente do exterior para diminuição da produção de monóxido de carbono.

Os recuperadores de calor a lenha garantem um maior aproveitamento de calor

LAREIRA M.DESIGN ARGENTO 900 DH Dupla Face c Portas de Subir

 

Os recuperadores a lenha são equipamentos similares às lareiras tradicionais, porém, o calor que estes sistemas de calor a lenha produz é reutilizado pela combustão dos materiais e distribuído pelos espaços da casa, obtendo assim um maior rendimento e aproveitamento de calor.

Além do aquecimento em toda a casa, os recuperadores de calor contribuem para a otimização da qualidade do ar interior.

Têm um sistema fechado para contemplação da chama

Os recuperadores a lenha são construídos com chapa de aço ou ferro fundido e uma porta de vidro vitrocerâmico (de abrir ou embutida), possibilitando a libertação de calor. Esta propriedade mostra que os recuperadores de calor a lenha são mais seguros quando comparados com as lareiras, visto terem um sistema fechado e mais fácil de controlar.

Além disso, os recuperadores de calor protegem as pessoas das faúlhas libertadas no momento da combustão e são, sem dúvida, uma forma de contemplação e de relaxamento ao nível da observação do fogo controlado.

Oferecem menos possibilidades de fugas de fumos

Lareira M.Design Luna DIAMOND 900 CR Porta subir

Os recuperadores de calor a lenha asseguram menos fugas de fumo nos espaços interiores de uma casa e, em relação ao output de calor gerado, também representam uma maior eficiência.

Isso acontece porque os recuperadores a lenha têm, normalmente, um sistema totalmente estanque e com insuflação de ar que impede a saída de fumos.

Procura o recuperador de calor a lenha ideal para a sua casa ou para o seu empreendimento?

Na Ambinigma pode encontrar um conjunto diversificado de recuperadores de calor a lenha, entre outras opções de aquecimento. Para quem procura uma solução de aquecimento eficiente, requintada e com sentido estético apurado, as soluções Ambinigma são o melhor aliado.

Recuperador de calor a lenha com Porta subir - Lareira M.Design Luna DIAMOND 1300 H
Recuperador de calor a lenha com Porta subir – Lareira M.Design Luna DIAMOND 1300 H
Recuperador de calor a lenha ventilado
Recuperador de calor a lenha ventilado – ótima opção para uma sala de estar

Saiba mais sobre as nossas soluções de aquecimento. Visite o nosso site www.ambinigma.pt. Para mais informações poderá entrar em contacto connosco via telefónica +351 253 926 018 ou a partir do formulário de contacto.

Visite as nossas instalações em Vila Verde, Braga – Portugal.

Formulário de Contacto