Recuperador de Calor a Lenha: 5 vantagens que tem de conhecer!

Os recuperadores de calor a lenha são equipamentos de aquecimento extremamente eficazes e económicos. Nos últimos anos, têm conquistado um lugar de destaque em casas, residências, moradias e empreendimentos turísticos, não só pela faceta lado decorativa, mas principalmente pelo seu poder calorífico. 

Se procura um equipamento de aquecimento que não comprometa a estética do seu espaço, conheça estas vantagens dos recuperadores de calor a lenha. 

1. Utilizam lenha, um recurso energético natural

LAREIRA M.DESIGN ARGENTO 900 DH Dupla Face c Portas de Subir

Quando proveniente de florestas geridas de forma sustentável, a lenha é um recurso natural que representa uma fonte de energia renovável sem prejuízo para o ambiente.

Além disso, os recuperadores de calor a lenha são concebidos para maximizar o rendimento da biomassa, produzindo o máximo de calor com a menor lenha possível.

Para além da lenha, há modelos de recuperadores de calor que utilizam pellets. Saiba quais as diferenças entre um recuperador de calor a lenha e a pellets! 

2. Asseguram um baixo nível de emissões de CO2

As emissões de CO2 associadas aos recuperadores de calor são inferiores comparativamente às lareiras comuns. Estes equipamentos não exigem a construção de uma chaminé, mas precisam de uma entrada de ar frio e de uma de saída que expulse o monóxido de carbono produzido.

3. . Os recuperadores de calor a lenha aproveitam mais (e melhor) calor

Os recuperadores de calor têm a capacidade de reutilizar e distribuir pela casa o calor gerado pela combustão de materiais, oferecendo assim um maior rendimento e aproveitamento de calor. Ao contrário, por exemplo, das lareiras, que perdem muito do calor gerado pela combustão da lenha. 

LAREIRA M.DESIGN ARGENTO 900 DH Dupla Face c Portas de Subir

4. Têm um sistema fechado para contemplação da chama

Os recuperadores a lenha são construídos com chapa de aço ou ferro fundido e uma porta de vidro vitrocerâmico, possibilitando a libertação de calor. Esta característica garante que os recuperadores de calor a lenha são mais seguros quando comparados com as lareiras, visto funcionarem num sistema fechado fácil de controlar.

Além disso, os recuperadores de calor protegem as pessoas das faúlhas libertadas no momento da combustão e são, sem dúvida, uma forma de contemplação e de relaxamento ao nível da observação do fogo controlado.

5. Menos fugas de fumos

Lareira M.Design Luna DIAMOND 900 CR Porta subir
Lareira com duas frentes

Os recuperadores de calor a lenha asseguram menos fugas de fumo e, em relação ao output de calor gerado, também representam uma maior eficiência. Isso acontece porque os recuperadores a lenha têm, normalmente, um sistema totalmente estanque e com insuflação de ar, que impede a saída de fumos.

Procura o recuperador de calor a lenha ideal para a sua casa ou empreendimento?

 Para quem procura uma solução de aquecimento eficiente, requintada e com sentido estético apurado, as soluções Ambinigma são o melhor aliado. Visite o nosso site

Atualizado a 16 de agosto de 2021.