Como funciona um recuperador de calor ventilado?

Se está à procura da melhor solução de aquecimento para a sua casa, com certeza já se deve ter cruzado com um recuperador de calor. Ao contrário das lareiras, os recuperadores de calor permitem reter o calor e distribuí-lo pela casa ou por outras divisões. Desta forma, conseguirá mais rendimento! 

Pode ver todas as vantagens dos recuperadores de calor, aqui

Quando devo optar por um recuperador de calor ventilado? 

Um recuperador de calor ventilado é a melhor solução quando o objetivo é aquecer uma divisão grande ou mesmo toda a casa. 

Por ser um sistema de combustão fechado, há uma maior eficiência comparativamente com, por exemplo, uma lareira. Veja aqui mais diferenças entre uma lareira e um recuperador de calor. 

Recuperador de calor: a melhor alternativa para aquecer a casa

O dispositivo retira o ar frio do exterior, aquece o ar e permite que ele saia em segurança pelos tubos, de forma a aquecer o resto da casa. 

Como funciona um recuperador de calor ventilado? 

Mais uma vez, se o seu objetivo é aquecer uma casa e todas as suas divisões, um recuperador de calor com ventilador é uma boa alternativa. Deve ter em conta que quanto maior for a dimensão do recuperador de calor, maior também será a sua necessidade de consumo de lenha. 

Graças ao ventilador incluído no equipamento, o ar circula mais rápido pela caixa de ar, fazendo com que o ar frio que vem do exterior do equipamento aqueça mais e em menos tempo. Sem o ventilador, acaba-se por registar perdas de  ar quente através da caixa de ar. 

Um recuperador de calor ventilado pode ser ligado a outros equipamentos de aquecimento, como painéis solares ou aquecimento central. Isto significa que nos momentos em que há uma maior exigência de calor pode-se combinar o recuperador de calor com outras soluções de aquecimento, como as acima indicadas. Logo, terá uma solução de aquecimento mais amiga do ambiente, mais económica e por isso mais eficiente. 

Uma boa opção de recuperador de calor ventilado é o Fogo Montanha Vitro 700. Tem potência de 9 Kw e rendimento de 75%.

Recuperador de calor é a melhor alternativa para aquecer a casa

Cada caso é um caso, por isso, e antes de tomar qualquer tipo de decisão, deve consultar um especialista de forma a entender qual a melhor opção  de aquecimento tendo em conta as suas necessidades.

Se tem mais dúvidas relativamente ao funcionamento dos recuperadores de calor, temos todo o gosto em falar consigo para esclarecê-las. Entre em contacto connosco!