Como funciona um recuperador de calor ventilado?

Se está à procura de uma solução de aquecimento para a sua casa, com certeza, já deve ter ponderado adquirir um recuperador de calor. Pois, ao contrário das lareiras, os recuperadores de calor permitem reter e distribuir o calor pelas várias divisões. Desta forma, conseguirá ter um melhor rendimento! 

Recuperador de calor ventilado para sua casa
Recuperador Barbas Universal – Porta de Abrir

Pode ver ainda mais vantagens dos recuperadores de calor, aqui.

Quando devo optar por um recuperador de calor ventilado? 

Se o seu objetivo é aquecer uma divisão grande ou a casa toda, o recuperador de calor ventilado é a melhor solução

O recuperador de calor ventilado é composto por um sistema de combustão fechado, o que significa que, há uma maior eficiência comparativamente com uma lareira. Confira Aqui mais diferenças entre uma lareira e um recuperador de calor. 

Recuperador de calor ventilado
Recuperador ClimaCalor MODULO 100 TUNNEL DUPLA FACE – Porta de Subir 1mt

Como funciona um recuperador de calor ventilado? 

O dispositivo retira o ar frio do exterior, aquece-o e deixa-o sair em segurança pelos tubos, de forma a aquecer o resto da casa. 

Graças ao ventilador incluído no equipamento, o ar circula mais rápido pela caixa de ar, fazendo com que o ar frio que vem do exterior do equipamento aqueça mais e em menos tempo. Sem o ventilador, acaba-se por registar perdas de  ar quente através da caixa de ar. 

Um recuperador de calor ventilado pode ser ligado a outros equipamentos de aquecimento, como painéis solares ou aquecimento central. Isto significa que nos momentos em que há uma maior exigência de calor pode-se combinar o recuperador de calor com outras soluções de aquecimento, como as acima indicadas. 

Logo, terá uma solução de aquecimento mais amiga do ambiente, mais económica e por isso mais eficiente. 

Existem vários tamanhos disponíveis de recuperadores de calor ventilados, mas deve ter ainda em atenção que, quanto maior for a dimensão do recuperador de calor, maior também será a sua necessidade de consumo de lenha.

Recuperador de calor ventilado
Recuperador ClimaCalor MODULO 100 Porta Subir 1mt

Antes de tomar qualquer tipo de decisão, deve consultar um especialista de forma a entender qual a melhor opção de aquecimento de acordo com as necessidades da sua casa.

Se tem alguma dúvida relativamente ao funcionamento dos recuperadores de calor, temos todo o gosto em falar consigo para esclarecê-las. Entre em contacto connosco através do número +351 253 926 018 ou enviando o seu pedido através do formulário de contacto.

Se preferir, poderá visitar o nosso showroom – Rua Nova de Larim – Pavilhão 2, Centro Empresarial de Soutelo em Vila Verde (apenas por marcação).