Aquecimento central com recuperador: pellets ou lenha? Conheça as suas opções!

Instalar aquecimento central recorrendo a recuperadores de calor, a lenha ou a pellets, é uma forma sustentável, eficiente e económica de aquecer a sua casa no inverno. 

No momento de optar por um equipamento, pode optar por um recuperador de calor a lenha ou a pellets. No artigo de hoje, falamos sobre estas duas opções e que vantagens oferecem. 

Recuperador de calor a lenha para aquecimento central

Para aquecimento central, os recuperadores de calor são dos melhores equipamentos: aquecem a casa com alta eficiência, não perdem muito calor, tem alto poder calorífico e, a longo prazo, poupam dinheiro.

Para aproveitar estas vantagens, a casa deve incluir um sistema de aquecimento central: um sistema fechado em que o calor gerado pela combustão dos materiais é utilizado para fornecer aquecimento. Desde que tenha uma saída para o monóxido de carbono, um recuperador de calor pode ser instalado em praticamente qualquer lugar. 

Como incluem um sistema de condutas de ar ou de água aquecida, os recuperadores de calor mantêm a temperatura da casa agradável e confortável e, se escolher esta opção, também pode usá-lo para aquecer as águas sanitárias. 

Recuperador de calor a lenha para aquecimento central
Os recuperadores de calor a lenha são uma boa escolha para aquecimento central

Mas mais. Os recuperadores de calor apresentam uma outra vantagem muito pertinente: podem complementar-se com outras soluções energéticas. Ou seja, se tiver painéis solares, por exemplo, poderá integrar os benefícios de ambos e obter calor sem sustos na conta da luz. 

O único senão dos recuperadores de calor com sistema de aquecimento é o investimento inicial. Sim, o preço de um bom recuperador de calor e da instalação do sistema de aquecimento central pode ser um pouco alto. Contudo, esse investimento é rapidamente recuperado através da poupança de energia obtida. Ao não usar aquecedores e outros equipamentos para aquecer uma divisão, estará a poupar dinheiro todos os meses. 

Recuperador de calor a pellets para aquecimento central 

Para aquecimento central, os recuperador de calor a pellets também são uma excelente opção. As suas principais vantagens são a facilidade de utilização e grande eficiência. 

Os recuperadores a pellets são, efetivamente, muito fáceis de utilizar. Ao ligar o recuperador de calor, pode desde logo ajustar a sua potência, temperatura e quantidade de pellets que este deverá consumir. Os mais modernos permitem até controlar estes valores através de uma aplicação no smartphone

Com um recuperador de calor a lenha, é obrigado a estar atento e a ir colocando lenha ao longo do tempo, pois de outra forma o recuperador apaga-se. Com o recuperador a pellets, basta que encha o depósito. Alguns equipamentos tem um depósito embutido que permite que trabalhem de forma autónoma até 12 horas

A eficiência dos pellets também é importante. Por ser um produto com uma quantidade de humidade e resina muito baixa, a sua combustão é quase total e praticamente não há desperdícios. Para além destas vantagens, os pellets são amigos do ambiente e tem uma boa relação qualidade-preço. 

Saiba porque deve ter em consideração os recuperadores de calor a pellets.

recuperador de calor a pellets para aquecimento central
Os pellets são eficientes e altamente rentáveis

E as lareiras tradicionais? 

Comparativamente às soluções apresentadas acima, as lareiras tradicionais são cada vez menos uma boa opção. Consomem muita lenha, tem má eficiência e, durante longos períodos de tempo, podem mesmo ter consequências para a saúde dos seus utilizadores. As lareiras perdem cerca de 90% do calor gerado, ou seja, apenas 10% é efetivamente utilizado. 

Para aquecimento central, quer opte por um recuperador de calor a pellets ou a lenha, sairá com um equipamento eficiente e económico. Se ainda assim tiver dúvidas, não hesite em falar connosco. Podemos aconselhá-lo para que escolha o melhor equipamento de aquecimento central para sua casa.