Salamandras a pellets: principais cuidados a ter em conta

As salamandras a pellets são uma excelente opção para quem se preocupa com o aquecimento e o conforto da sua casa.

São equipamentos versáteis e eficientes que usam materiais sustentáveis, económicos e amigos do ambiente. Saiba o que são os pellets e descubra os principais cuidados a ter com as salamandras a pellets.

O que são pellets?

Os pellets são um compósito realizado de restos de folhas, serradura e lascas de madeira que normalmente se encontram em serrações e carpintarias. Eles têm a forma de um granulado prensado e cada um tem entre 6 a 8 milímetros (mm) de diâmetro e 10 a 40 mm de comprimento.

Esta matéria-prima é esmagada, seca e comprimida produzindo uma ração combustível sem utilizar colas. A sua combustão é realizada quase na sua totalidade (tem um nível de humidade e de resina muito reduzidos) e, praticamente, não apresenta fumos ou cheiros.

Os pellets têm um custo de aproximadamente 3,5€ por saco e cada um tem 15 kg. Isto significa que a sua utilização poderá ser uma solução extremamente rentável no seu orçamento mensal em relação ao aquecimento da sua casa.

Os equipamentos que usam pellets, como é o caso das salamandras a pellets, são uma alternativa às tradicionais lareiras a lenha. Este material é de origem sustentável (não exige o abate de árvores), é neutro em carbono e apresenta-se como uma solução económica e amiga do ambiente.

Salamandras a pellets - Recuperador a Pellets SERBIS ar quente
Recuperador a Pellets SERBIS ar quente
Salamandras a pellets - Recuperador Pellets Pellicano M14 Trifacial EPI 3 vidros
Recuperador Pellets Pellicano M14 Trifacial EPI 3 vidros

Principais cuidados a ter com salamandras a pellets

A aquisição e utilização de uma salamandra a pellets é uma solução ecológica que exige alguns cuidados. Tais como:

  • Leia sempre o manual de utilização da salamandra a pellets antes de a acender pela primeira vez.
  • A salamandra a pellets deverá ser transportada somente com equipamento com capacidade para o efetuar.
  • Evite tocar no vidro da salamandra pellets enquanto a estiver a utilizar. A combustão liberta calor que aumenta a temperatura das superfícies do recuperador como a porta, as pegas, o vidro e todas as superfícies da frente do equipamento. Por isso estas não devem ser tocadas sem o uso de luvas ou pegas.
  • Mantenha as crianças afastadas do recuperador pellets quando este estiver em funcionamento.
  • Não coloque qualquer tipo de utensílio não resistente ao calor em cima ou próximo do respetivo aparelho de aquecimento.
  • Confirme se a instalação da salamandra a pellets tem espaço vazio suficiente à sua volta para que não exista perigo de ocorrer algum incêndio.
  • Não coloque roupa a secar em cima do equipamento, o risco de incêndio é muito elevado.
  • Nunca negligencie a limpeza regular de uma salamandra a pellets – é aconselhável que a faça sempre antes de cada utilização.
  • Retire e despeje constantemente o tabuleiro das cinzas (é preciso limpar o queimador e zonas adjacentes com um aspirador de cinzas – é importante que a salamandra esteja fria, caso contrário deverá usar uma luva para o efeito).
  • Verifique sempre se as condutas de ar estão desobstruídas para não haver nenhum risco de mau funcionamento. Se as mesmas já não forem utilizadas há muito tempo, é aconselhável pedir a ajuda de um especialista para as inspecionar.
  • Não se esqueça que a qualidade dos pellets verifica-se pelo calor que é emitido pela respetiva queima dos materiais e pela quantidade de resíduos que ficam no queimador.
  • Execute estas operações com regularidade e usufrua da sua salamandra durante mais tempo.

 

Pretende obter mais informações sobre as salamandras a pellets? Conheça toda a coleção de salamandras a pellets da Ambinigma. Estes equipamentos de aquecimento extraordinários aliam a funcionalidade a uma estética a que ninguém fica indiferente.

Aceda a www.ambinigma.pt ou visite o showroom em Vila Verde, Braga, e faça já a sua encomenda.

 

Formulário de Contacto